Programa de Controle da Tuberculose promove ação
23/03/2018 23:32 - Atualizado em 27/03/2018 13:44
O Programa de Controle da Tuberculose da Secretaria municipal de Saúde vai promover uma ação preventiva neste sábado, de 9h às 14h, para marcar o Dia Mundial de Luta contra a doença, que neste ano tem o slogan “Tuberculose: Testar, Tratar, Vencer”. A equipe fará uma panfletagem e vai tirar dúvidas da população na Praça do Santíssimo Salvador e também no Campos Shopping.
— Vamos alertar sobre os cuidados, sintomas, diagnóstico e tratamento da doença, ressaltando que o mais importante é o diagnóstico precoce que possibilita um tratamento mais eficaz. Em caso de tosse por mais de três semanas, o paciente deve procurar uma unidade de saúde. A tuberculose tem cura, mas é necessário o tratamento adequado — explicou a coordenadora do programa, Verônica Verdan.
Os principais sintomas da doença além da tosse persistente são o cansaço, emagrecimento, febre vespertina, perda de apetite e suor noturno. Diagnosticada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente de modo que a cadeia de transmissão seja interrompida.
A tuberculose é transmitida pelo ar quando o paciente tosse, fala ou espirra. O risco de transmissão é potencializado em locais com maior aglomeração de pessoas. Após duas semanas de tratamento o paciente não é mais contaminante, ou seja, ele deixa de transmitir a doença.
O Programa de Controle da Tuberculose funciona anexo ao Hospital Geral de Guarus (HGG) e recebe amostras de escarro de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. O telefone de contato para mais informações é o 981750678. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS