Mais uma termelétrica no Açu
20/12/2017 19:31 - Atualizado em 22/12/2017 14:59
Porto do Açu
Porto do Açu / Divulgação
Mais um investimento é comemorado pelo Porto do Açu. Após a aprovação da instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), cuja assinatura está prevista para acontecer no próximo dia 27 com a presença do presidente Michel Temer (PMDB), nessa quarta-feira a Prumo Logística arrematou um leilão de uma térmica de 1,6 gigas. O novo empreendimento se juntará à termelétrica Novo Tempo, com 1,2 gigawatt em capacidade instalada, que teve sua construção e operação permitida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A participação da Prumo no leilão dessa quarta foi publicada na edição da Folha da Manhã do último dia 14, conforme informação do presidente da empresa, José Magela.
A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), comemorou a conquista do Porto do Açu. “Boas novas. O Porto do Açu se tornará o maior Parque Termoelétrico da America Latina. Hoje a GNA, empresa da Prumo, ganhou um leilão de uma térmica de 1,6 gigas que se somará a térmica de 1,2 gigas já adquirida da Bolognesi. Foi também licenciado o Terminal GNL, que será o maior do país, necessário ao suporte das duas termoelétricas que serão construídas em nosso município. Esse é um mais um grande passo na atração de novas empresas para SJB. Representa maior oferta de trabalho e renda para a nossa gente”, publicou em seu perfil no Facebook.
Ainda ontem, a Prumo informou que recebeu da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aprovação necessária para a transferência da autorização para a construção e operação da termelétrica Novo Tempo no Porto do Açu, em São João da Barra.
A agência reguladora também permitiu a transferência dos 37 contratos de comercialização de energia fechados pela usina junto a distribuidoras de eletricidade.
A térmica, que terá 1.238 gigawatt de capacidade instalada, cujos contratos foram selados em um leilão de energia em 2014, foi adquirida em junho deste ano junto à Bolognesi Energia, que não teve recursos para a construção.
A publicação dessa autorização, frisou a Prumo no comunicado, viabiliza a implantação da primeira usina termelétrica no Porto do Açu, contribuindo para o desenvolvimento do Açu Gas Hub.
O assunto chegou a ser divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1.
Comitiva de Temer desembarca em Campos
Uma comitiva da Presidência da República desembarcou no início da tarde de ontem no aeroporto Bartolomeu Lisandro, em Campos, de uma aeronave oficial. Inicialmente, o grupo chegou à região para os preparativos para a vinda do presidente Michel Temer (PMDB) no dia 27 de dezembro. Na agenda está prevista uma visita ao Porto do Açu, em São João da Barra, para a assinatura do decreto de criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A solenidade está marcada para as 11h. Faz parte do protocolo presidencial enviar uma equipe antes das visitas oficiais, visando, entre outras coisas, a segurança do presidente.
A vinda do presidente Temer chegou a ser confirmada pelo presidente da Prumo Logísitca, José Magela, no último dia 14, e a informação chegou a ser publicada na Folha da Manhã.
Já aprovada no último dia 6, pelos ministros que compõem o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, a ZPE no Porto do Açu será a 26ª a ser criada no país por meio de decreto, mas apenas uma delas, a de Pecém no Ceará, está funcionando efetivamente. No estado do Rio, só existe uma, criada ainda em 1988, em Itaguaí, mas que também não está em operação.
A expectativa é que após a assinatura do decreto, o Governo do Estado abra um processo de licitação para contratar uma empresa que administre a Zona. A previsão é que o processo seja concluído ainda no primeiro trimestre do próximo ano.
(M.S.) (J.B.M.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS