Verão chega com calor intenso
Matheus Berriel 21/12/2017 15:06 - Atualizado em 22/12/2017 14:44
Alta temperaturas no verão
Alta temperaturas no verão / Rodrigo Silveira
Essa quinta-feira foi o dia mais longo de 2017. O motivo foi o solstício, que marcou o início do verão. A estação mais quente do ano se estenderá até 20 de março de 2018 e a previsão, entre os meteorologistas, é que as temperaturas sejam mais altas que as de costume. No entanto, muitas chuvas também são esperadas, principalmente para os últimos dias de dezembro. Enquanto a equipe de reportagem apurava a matéria, cinco jovens foram observados se refrescando no rio Paraíba do Sul.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil no Norte e Noroeste Fluminense, Joelson Oliveira, chuvas entre o Natal e o Réveillon. “A gente vai ter uma semana chuvosa entre o Natal e o Ano Novo. Logo no início da semana deve ocorrer uma chuva maior, com cerca de 40 a 50 milímetros. Mas, por enquanto, ainda é tranquilizador, porque estamos num período de praticamente duas semanas sem chuva, então, o rio já baixou bem novamente e tem capacidade para absorver esse volume de água, se não for maior do que o previsto”, disse.
Joelson informou também que deve chover nos primeiros dias de 2018. “O mês de janeiro tradicionalmente é um mês chuvoso, mas ainda não temos nenhuma previsão de grandes chuvas. É claro que isso pode alterar, porque as previsões de longo prazo são mais difíceis de afirmar”, completou.
O meteorologista e técnico da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Sérgio Manhães, explicou que a tendência é que as chuvas aconteçam de forma rápida, porém com muita intensidade. “Nosso verão é marcado principalmente pelas temperaturas mais altas, com pancadas de chuva, que, na maioria das vezes, são acompanhadas de trovoadas e, ocasionalmente, rajadas de vento. São as chuvas convectivas, as famosas chuvas de verão. Acontecem principalmente no final da tarde, quando há intensa evaporação da água. No verão, é uma chuva por conta do calor e da alta umidade”, ressaltou.
Segundo o coordenador da Defesa Civil em Campos, major Geremias Neto, “há uma previsão que, no mês de janeiro, chova mais que o esperado, pois a média histórica é de 220 milímetros, mas a previsão para o próximo mês é de 310 milímetros, volume maior do que nos últimos anos”. A Defesa Civil vai permanecer com equipes de plantão para possíveis casos de alagamento. Em situações de emergência, a população deve ligar para o número (22) 981752512.
Alta temperaturas no verão
Alta temperaturas no verão / Rodrigo Silveira
Enquanto a chuva não dá as caras para a nova estação, o calor já veio forte. Nesta quinta-feira, em Campos, segundo o Climatempo, na parte da tarde, a temperatura chegou aos 32ºC. O taxista Marcos Antônio foi um dos notou a chegada do verão na prática. “Os passageiros já pedem que eu ligue o ar condicionado”, comentou, enquanto se refrescava com um copo d’água com o carro estacionado na praça do Santíssimo Salvador: “Eu trago água de casa porque fica caro comprar toda hora. É mais econômico eu comprar um galão de 20 litros e trazer todo dia para ficar hidratado e não gastar tanto”.
Há quem comemore a elevação da temperatura. É o caso do vendedor de picolés Rafael Nascimento. “No inverno, a gente não ganhou nada. Estava ruim para quem vende picolé. Mas foi melhorando. A primavera foi quente e o verão chegou com bastante sol”, falou.
Banho no rio - Apesar de a prática ser prazerosa, por diminuir o calor, o banho em rios não é recomendado por questões de segurança, bem como as cachoeiras, lagos e lagoas. “Em todas estas situações, não existe fiscalização, pois não são locais seguros nem indicados para o banho que refresque nos dias quentes de verão. Os locais indicados são as piscinas com guardião e os aparatos de segurança, além das praias que contam com os guarda-vidas”, orienta o tenente coronel Rodrigo Barcelos, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militares.
Vila Olímpica do Alphaville
Vila Olímpica do Alphaville / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS