CCZ visita mais de 2,5 mil imóveis em dois bairros
- Atualizado em 27/12/2017 18:35
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos visitou 2.590 imóveis e eliminou mais de 30 focos do mosquito Aedes aegypti, no mutirão realizado nesta quarta-feira (27) nos bairros IPS e Parque Rui Barbosa. Nesta quinta-feira (28), cerca de 70 agentes vão percorrer a praia de Farol de São Thomé no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Aedes aegypti
Aedes aegypti / Supcom
De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue do CCZ, Claudemir Barcelos, no IPS foram visitados 722 imóveis, sendo que em 586 foram encontrados fechados; 22 focos do mosquito Aedes aegypti foram eliminados; 55 sacos de lixo foram retirados; e 21 pneus recolhidos. Já no Parque Rui Barbosa, 1.868 residências foram visitadas e 1.025 imóveis estavam fechados; 12 focos do mosquito eliminados; 82 sacola de lixo retirados; e 33 pneus recolhidos. “É muito importante que a população mantenha o hábito de vistoriar com frequência a residência para evitar criadouros do Aedes aegypti. No verão, o cuidado deve ser redobrado. Até uma tampa de refrigerante descartada de forma inadequada pode virar um criadouro”, disse Claudemir
No último dia 20, mais de 2 mil residências no Parque Califórnia, Jardim Flamboyant e Parque Riachuelo foram visitadas pelas equipes de endemia do CCZ, que vistoriaram quintais e interior das casas e encontraram mais de 51 focos do mosquito Aedes aegypti nos três bairros. Os moradores também receberam orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença.
As ações dos três últimos mutirões do ano tem como base o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) foi de 1.3. Este ano, até o fim outubro, foram registrados 23 casos de dengue no município, bem abaixo dos números de 2016, quando ocorreram 7.936 casos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS