Segundo ciclo do projeto "Mais frango" é encerrado
25/12/2017 15:55 - Atualizado em 27/12/2017 16:54
Com mais de 3 quilos ao completarem 40 dias desde que chegaram ainda pintinhos, começaram a serem retiradas para abate, na última sexta-feira (22), as aves do segundo ciclo do projeto “Mais Frango”, desenvolvido pela Superintendência Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP) junto a três famílias do Assentamento Josué de Castro, em Morro do Coco. Os frangos serão levados em duas etapas, além da sexta, também neste domingo (24), para um abatedouro legalizado em Guarus. Todas as cerca de três mil aves já estão comercializadas.
O projeto “Mais Frango” foi retomado pela administração Rafael Diniz após ser lançado e abandonado pelo governo anterior, explica o superintendente municipal de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso. Através da SMAP, as famílias foram contatadas, passaram por treinamento e as estruturas montadas para o início da criação: “Eles só precisavam de incentivo, apoio e assistência técnica, que providenciamos com a ajuda de parceiros, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o Colégio Agrícola Antônio Sarlo”, acrescenta Nildo.
— Organizamos tudo para que os frangos fossem retirados no período das festas de fim de ano. Nessa época a demanda aumenta e os preços também melhoram um pouco. No terceiro ciclo, tentaremos fazer a retirada às vésperas do Carnaval, período em que tradicionalmente as vendas também aumentam — explica o superintendente Nildo Cardoso.
As famílias de produtores rurais estão satisfeitas com a renda alternativa e dispostas a continuar investindo na nova atividade em 2018: “É muito bom ver esse resultado, depois de passarmos por capacitação e investir no projeto. E esperamos avançar ainda mais”, afirma a assentada Wanderleia Fagundes, de 26 anos, que entrou no projeto junto com o marido. “Nesse segundo ciclo enfrentamos o problema do calor, mas provamos ser possível criar as aves em temperaturas um pouco mais altas. Já pesamos frango aqui com 3,9kg”, completa a também produtora Sandra Miranda, 51, que toca a mini granja com um filho e um irmão.
Junto com o início do terceiro ciclo do projeto, com a chegada de mais 3 mil pintinhos nas três mini granjas, a superintendência deverá iniciar a montagem de mais quatro unidades, sendo mais duas no assentamento Josué de Castro e duas no Zumbi I, perto da antiga Usina São João. (S.M.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS