Planejamento por uma base de novos atletas
Paulo Renato Porto 23/12/2017 20:25 - Atualizado em 26/12/2017 15:08
Divulgação - Supcom
A descoberta de novos talentos em Campos, nas diferentes práticas esportivas, tem sido uma das principais apostas da Fundação Municipal de Esportes (FME), que já começa a colher bons frutos envolvendo a equipe de profissionais da FME e parcerias firmadas. A proposta é construir uma base de atletas nas mais variadas modalidades. A Casa do Vôlei, localizada no bairro do Jóquei Clube, tem sido uma referência desse trabalho.
O presidente da FME, Raphael Thuin, reforçou a proposta dos investimentos na formação dos atletas nas mais diversas modalidades.
— Não adianta trazer grandes nomes do esporte brasileiro. Precisamos formar nosso celeiro de atletas, considerando que Campos sempre teve esse histórico, como por exemplo nadadores e jogadores de futebol. Desde os tempos de Valdir Pereira, o Didi, que foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 1958. Então, precisamos investir na base e oferecer condições para o desenvolvimento técnico dos nossos campeões. É esse o pensamento do prefeito Rafael Diniz. Quando criamos a Casa do Vôlei, por exemplo, foi com esse objetivo — destacou Thuin.
A Casa do Vôlei tem a coordenação do professor campista Anibal Wagner, também diretor técnico da Seleção Carioca de Vôlei, o que é uma referência para aos alunos.
— Hoje, nossa equipe técnica está sempre atenta ao potencial dos alunos das redes privadas e públicas e logo que isso é identificado, os atletas são convidados para integrar a equipe de Campos. Uma vez selecionado, eles passam por um treinamento mais técnico, trabalhando o potencial do atleta — destacou o professor Anibal.
A Casa do Vôlei funciona na quadra da Escola Municipal Professora Wilmar Cava Barros, no Jóquei Clube, atendendo cerca de 250 alunos. O espaço também tem sido usado para outras competições esportivas, como na última semana, quando sediou o exame de faixa do taekwondo, reunindo mais de 200 atletas.
Projeto Grande Sacada - Além do vôlei de quadra, a Fundação de Esportes oferece ainda, por meio do projeto “Grande Sacada”, três espaços para o vôlei de praia, que funciona com escolinhas de segunda a sexta-feira, no Jardim São Benedito e nas Praças do Santo Amaro e do Jóquei Clube, fruto de parceria com a Cooperativa Sicoob Fluminense. Mais 80 atletas integram o projeto.
De acordo com o presidente da FME, a proposta para 2018 é continuar buscando parcerias com a iniciativa privada e emendas parlamentares que ajudem o município a massificar ainda mais o esporte em Campos.
— A ideia é implantar algumas escolinhas de futebol em vários bairros e distritos e aumentar o número de pessoas atendidas. Fechamos 2017, com 13 mil atendimentos, o que representa um aumento de mais de 1.000% em relação a janeiro quando assumimos a pasta. Queremos chegar em 2018 com pelo menos 20 mil atendimentos nas modalidades esportivas que oferecemos —, concluiu Raphael de Thuin. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS