Deputada encaminha emenda para Quissamã fazer mirante
26/12/2017 22:07 - Atualizado em 29/12/2017 16:28
A deputada federal Soraya Santos (PMDB) encaminhou uma emenda parlamentar no valor de R$ 975 mil para a Prefeitura de Quissamã construir um mirante de dez andares para observação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A medida, de acordo com o município, é uma obra de compensação ambiental pelo Complexo Logístico de Barra do Furado, com estrutura em madeira. A expectativa é de que a construção comece em 2018 e tenha prazo máximo de conclusão para o primeiro semestre de 2019, de acordo com um compromisso firmado entre o atual governo e a direção do parque.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, explica que a obra, inicialmente, seria realizada com recursos próprios, entretanto, graças à emenda, que está empenhada, o projeto apresentado terá recursos para ser executado.
— O orçamento da torre, mais a construção de um centro de visitação, foi recalculado e para o término da obra será gasto cerca de R$ 1,4 milhão, no qual o valor da emenda será abatido. Esse mirante vai alavancar o turismo no Parque Jurubatiba, estimulando o uso público conforme prega o atual diretor da unidade, Marcelo Pessanha — destacou o secretário.
De acordo com a Prefeitura, a verba já foi aprovada pelo Ministério do Turismo e está em fase de liberação para o município.
O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é uma unidade de conservação federal, que tem como objetivo conservar e preservar, para fins científicos, educacionais, paisagísticos e recreativos, o seu belo, rico e ameaçado patrimônio natural. Criado em 29 de abril de 1998 e com 14.922,39 hectares, 44 km de costa e 18 lagoas costeiras, está localizado no litoral nordeste do estado do Rio de Janeiro, englobando áreas dos municípios de Macaé, Carapebus e Quissamã, que tem 62,38% da área total. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque representa o trecho de restinga melhor conservado de toda a costa fluminense. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS