Mutirão do CCZ percorre bairros de Campos nesta quarta-feira
26/12/2017 18:10 - Atualizado em 26/12/2017 18:10
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) dá continuidade nesta quarta-feira (27) ao mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Neste dia, as equipes estarão nos bairros IPS e Parque Rui Barbosa. Cerca de 4,2 mil imóveis devem ser visitados no IPS e no Parque Rui Barbosa.
Ação do CCZ
Ação do CCZ / Supcom
As ações preventivas, desenvolvidas desde o início do ano, têm o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção para reduzir o número de focos do mosquito e, consequentemente, o risco das doenças transmitidas por ele no município. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, a situação está sob controle, mas a população deve manter os cuidados. “É muito importante que toda população participe desta ação, já que as ações preventivas são tão importantes para evitar focos do mosquito”.
No último 20, mais de 2 mil residências no Parque Califórnia, Jardim Flamboyant e Parque Riachuelo foram visitadas pelas equipes de endemia do CCZ, que vistoriaram quintais e interior das casas e encontraram mais de 51 focos do mosquito Aedes aegypti nos três bairros. Os moradores também receberam orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença. “Em cerca de 40% das residências nossos agentes não conseguiram entrar, porque ninguém atendeu ao portão. Nesse caso, nós fazemos outra visita”, explicou o coordenador do Programa de Controle da Dengue do CCZ, Claudemir Barcelos.
As ações dos três últimos mutirões do ano tem como base o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) foi de 1.3. Este ano, até o fim outubro, foram registrados 23 casos de dengue no município, bem abaixo dos números de 2016, quando ocorreram 7.936 casos. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS