IFF oferta novos cursos nas Seleções 2018
05/10/2017 16:10 - Atualizado em 06/10/2017 18:14
O Instituto Federal Fluminense (IFF) está com inscrições abertas, até o dia 16 de outubro de 2017, para o processo seletivo para cursos técnicos e para o vestibular 2018 – 1º semestre. Entre as novidades dessas seleções, que juntas ofertam mais de 3 mil vagas, estão os cursos superiores de Gastronomia, no campus Cabo Frio, e de Engenharia Elétrica, no campus Macaé, além dos cursos técnicos concomitantes em Automação Industrial e Edificações, no campus Santo Antônio de Pádua.
Para o novo curso superior de tecnologia em Gastronomia do campus Cabo Frio, único gratuito oferecido no estado do Rio de Janeiro, estão sendo ofertadas 30 vagas. O curso, com duração de dois anos e meio, em período integral, tem o objetivo de qualificar profissionais na área de alimentos e bebidas, além de gerar mão de obra qualificada para impulsionar o turismo na região dos Lagos.
O curso de bacharelado em Engenharia Elétrica, já existente no campus Campos Centro, será ofertado pela primeira vez no campus Macaé, com dois diferenciais: de acordo com o pró-reitor de Ensino e Aprendizagem do IFFluminense, Carlos Artur Arêas, “o curso será ofertado no período noturno, dando maior oportunidade para o estudante trabalhador; e o currículo possui um percentual de sua carga horária em educação a distância”.
Entre os cursos técnicos de nível médio, a novidade são os cursos técnicos concomitantes em Automação Industrial e Edificações, no turno noturno, no campus Santo Antônio de Pádua, que até então oferecia apenas cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estão sendo ofertadas 70 vagas, sendo 35 para cada curso.
— É uma grande oportunidade para consolidarmos o nosso turno noturno, que já conta com o curso técnico integrado em Logística, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estamos muito honrados com essa conquista — ressalta o diretor-geral do campus, Arthur Rezende, acrescentando que a oferta desses cursos “possibilitará aos jovens e aos trabalhadores o acesso a uma instituição internacionalmente reconhecida e com grandes possibilidades de atuação na pesquisa e extensão”.
Além dos novos cursos superiores e da nova forma de oferta de cursos técnicos no campus Pádua, o pró-reitor Carlos Artur também destacou a ampliação do número de vagas em algumas unidades do IFF. “Em alguns campi, em virtude da procura da comunidade, houve um aumento no número de vagas de cursos já existentes, como o curso técnico em Administração, do campus Itaperuna, e o curso técnico em Edificações, do campus avançado Maricá”, afirma Carlos Artur, acrescentando que “já está previsto em nosso planejamento a criação de novos cursos para os próximos editais, além da ampliação da oferta regular de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)”.
O reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, ressalta que mesmo diante das limitações orçamentárias que vão se colocando no cenário nacional, o IFF, por meio da sua gestão e de seus servidores, vem consolidando a sua expansão e atuação nas diversas regiões do interior do estado do Rio de Janeiro.
— A oferta de novos cursos e de novas possibilidades em nossos campi contribuem para consolidar a nossa ação educativa no interior do estado, propiciando que a juventude e os trabalhadores das diversas regiões abrangidas pelo IFF tenham maior possibilidade de estar de maneira mais qualificada no mundo do trabalho — afirma Jefferson, destacando, ainda, que “esse é um papel fundamental e constitucional da legislação que rege os institutos federais, ser um ator importante no desenvolvimento da região, no fortalecimento das pessoas e do tecido social”.
Inscrições – Os interessados nos cursos técnicos e superiores do IFF devem realizar sua inscrição até o dia 16 de outubro de 2017, no endereço eletrônico www.selecoes.iff.edu.br, ou presencialmente no campus ofertante do curso pretendido.
Fonte: IFF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS