Home care alvo de reclamação
Jane Ribeiro 05/10/2017 21:07 - Atualizado em 16/10/2017 18:44
O home care, atendimento médico domiciliar oferecido pela Prefeitura de Campos, tem sido alternativa para doentes que necessitam de atenção especial. Entretanto, há incidências de reclamações, desde a troca da empresa que presta o serviço atualmente. O contrato com a Edcare Serviços Hospitalares, no valor de R$ 5.078.933,52, teve início no dia 11 de setembro. Famílias fizeram denúncias ao Ministério Público e a Secretaria de Saúde vem intervindo no caso.
Núbia Cristina Amaral Simião, cuida da mãe de 66 anos e desde que a nova empresa assumiu os serviços, segundo ela, não teve mais sossego. A mãe sofre de insuficiência cardíaca e tem graves sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), provocados por infartos cerebrais e precisa de atendimento 24 horas.
— Minha mãe foi obrigada a ficar internada porque uma médica suspendeu uma medicação importante, que controla a anemia profunda que ela tem. Depois que recebeu alta do hospital não tinha ambulância do home care para levá-la para casa, o Ferreira Machado foi quem cedeu um transporte. Os técnicos só retornaram lá em casa 24 horas depois. O material utilizado é de péssima qualidade. As fraldas não tem gel. Já fiz um queixa crime na delegacia contra essa empresa e amanhã (hoje) tenho uma audiência com o promotor público que vai nos orientar como proceder a partir de agora — informou.
Rosemary Ribeiro Mello também tem reclamações. O filho dela sofre de paralisia cerebral e está acamado há três anos. “O estado de saúde de David é de atenção permanente e não pode faltar medicamento. Essa semana faltou transporte para exames”, disse.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, atualmente, cerca de 70 famílias são assistidas pelo serviço de home care. O jurídico da empresa está solicitando audiência junto ao Ministério Público com as famílias reclamantes. Assim que tomou conhecimento das reclamações, a Saúde convocou a empresa para esclarecimentos e foi informada que os procedimentos seguem critérios médicos e que houve uma substituição temporária da fralda devido à atraso na entrega. A empresa vai fazer uma reavaliação de todos os pacientes de 12 e 24 horas, como norma da Secretaria, e vai conversar com a família dos assistidos.

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