Dia D de vacinação de cães e gatos neste sábado
06/10/2017 18:01 - Atualizado em 16/10/2017 18:12
Vacinação contra raiva
Vacinação contra raiva / Supcom
Neste sábado (7) acontece o “Dia D” de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal em Campos e região. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campos disponibiliza a dose da vacina em 65 postos, com quase mil pessoas envolvidas. A ação acontece das 9h às 16h e deverão ser vacinados cerca de 53 mil animais. Já em Macaé, o CCZ disponibiliza 16 postos de imunização distribuídos em 12 localidades.
— Há dois anos nosso município não realiza campanha de vacinação, por isso é tão importante esse “Dia D”. Aproveitamos para orientar as pessoas a não levarem crianças quando se dirigirem aos postos com os animais. Outra dica é levar os cães com guia e focinheira, caso sejam bravos. Já os gatos devem ser conduzidos em caixas de transporte — afirma a coordenadora da campanha em Campos, veterinária Francimara Araújo.
Em Macaé, a expectativa para o Dia Estadual de Vacinação é de que cerca de cinco mil animais sejam imunizados. O CCZ orienta aos proprietários de animais para que os cães sejam levados presos em guias e os gatos transportados em gaiolas ou caixas especiais para evitar acidentes. Caso os caninos ou felinos estejam doentes ou em tratamento de saúde devem esperar a recuperação para receber a vacina e isso vale para as fêmeas que estejam prenhas. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS