Uenf, Angola e Supir conversam sobre projeto de intercâmbio
05/10/2017 20:50 - Atualizado em 16/10/2017 18:34
Foi realizada nesta quinta-feira (5) uma reunião para a implantação do programa de intercâmbio entre alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e de Angola. O encontro foi na sala de reunião da instituição e contou com a participação do reitor da Uenf, Luis Passoni, de representantes do Consulado de Angola no Brasil e do superintendente adjunto da Igualdade Racial, Rogério Siqueira. As primeiras conversas sobre a proposta de cooperação científica e tecnológica entre as partes foram feitas durante a Feira dos Povos, realizada em julho.
Rogério Siqueira lembrou que, além das afinidades entre as duas nações, esta é também a oportunidade de utilizar o intercâmbio em benefício do projeto de recuperação do município. "O município vai participar desse termo. Os projetos de extensão e de iniciação científica que forem realizados pelos alunos de Angola na Uenf e também os daqui que vão para o país africano serão usados para a criação de tecnologias de baixo custo e alto rendimento, principalmente aquelas que contribuírem para Campos seguir no caminho de independência dos royalties do petróleo. Esse é o desafio que estamos propondo", disse Rogério.
Lembrando que a instituição passa por grave crise, Passoni pediu que sua equipe passasse à delegação, informações sobre o sistema de bolsas para os cursos de graduação e pós-graduação, incluindo estudantes estrangeiros. E foi acertado que será dado prosseguimento nas negociações para o trâmite de preparação e depois assinatura do convênio.
— Estou satisfeito com esses primeiros entendimentos e otimista em relação ao possível convênio. Somos países amigos, com muitas afinidades, histórias semelhantes, e será uma grande prazer termos nossos alunos estudando nessa conceituada instituição — afirmou Domingos. “Esta é a oportunidade de resgate histórico de um antigo projeto da instituição, que tinha em seu início essa proposta de intercâmbio. Brasil e Angola são nações irmãs, que compartilham as mesmas dificuldades, mas também traços culturais. Podemos iniciar um novo capítulo nessa história”, destacou Passoni.
O coordenador do programa de intercâmbios do Ministério de Ensino Superior de Angola, Caetano Francisco Domingos, falou que as áreas de maior interesse são as ligadas às engenharias. "Estamos cumprindo a fase burocrática, pois a política de aceitação já foi concluída. Nosso objetivo é que esse acordo seja assinado para que os alunos possam fazer o intercâmbio logo no primeiro semestre de 2018".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS