Outubro Rosa tem início com ações
Matheus Berriel 02/10/2017 22:48 - Atualizado em 06/10/2017 18:06
Outubro Rosa teve ação na praça
Outubro Rosa teve ação na praça / Antônio Leudo
Na tarde desta segunda-feira (2), o programa municipal de Assistência Integral à Saúde da Mulher (Paism), da secretaria de Saúde de Campos, realizou uma ação de conscientização sobre o câncer de mama. O evento, que representou o lançamento da campanha Outubro Rosa, com o slogan “Se ame, se toque, se cuide”, aconteceu na praça do Santíssimo Salvador, no Centro, com apoio da secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e das superintendências de Justiça e Assistência Judiciária e de Entretenimento e Lazer. No local, foram montadas quatro tendas para agendamentos de avaliações de prevenção ao câncer de mama no Hospital Geral de Guarus (HGG).
— O Outubro Rosa é um evento de grande abrangência. Alguns municípios já haviam lançado a campanha. A nossa está sendo lançada agora. A importância é a conscientização feita neste mês. O Outubro Rosa nada mais é do que uma chamada para conscientização da importância de se prevenir o câncer de mama. Escolhemos por uma segunda-feira, na praça, justamente para chamar a atenção das trabalhadoras, que às vezes ficam o dia todo no trabalho e não têm tempo. Procuramos pegar essas trabalhadoras na saída de seus trabalhos para fazer essa conscientização — disse a coordenadora do Paism, Lucy Moreira de Almeida.
Presentes na ação do Paism, integrantes do projeto Amigas Guerreiras, formado por mulheres que já tiveram ou es-tão na luta contra o câncer, realizaram cortes de cabelo para a confecção de perucas. “Estamos trabalhando com a divulgação do projeto de banco de perucas, além do banco de lenços e o projeto das almofadas pós-cirúrgicas que a gente doa para as pacientes que retiraram a mama. Esse evento é muito importante e especial, por conta do Outubro Rosa, mas é válido ressaltar que a prevenção deve acontecer o ano inteiro”, disse Leila Ribeiro, administradora do projeto e técnica em mamografia do hospital Álvaro Alvim.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS