Pezão homologa emergência no Diário Oficial
27/10/2017 19:02 - Atualizado em 01/11/2017 16:26
Luiz Fernando Pezão
Luiz Fernando Pezão / Antonio Cruz/Agência Brasil
Mediante parecer favorável da secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ), o governador Luiz Fernando Pezão homologou a situação de emergência de seis municípios das regiões Norte e Noroeste do estado. Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São Fidélis sofrem com as consequências da estiagem que atinge o estado nos últimos meses. Os decretos foram publicados nesta sexta-feira no Diário Oficial do Estado. A medida tem validade de 180 dias.
Nesta sexta-feira, devido ao longo período de estiagem que assola o Noroeste, o prefeito de Itaperuna, Marcus Vinícius, decretou Situação de Emergência no município. De acordo com o decreto 5774 de 24 de Outubro de 2017, a perda dos recursos hídricos foi de 60%, o que dificulta o município atender as necessidades da população, comprometendo, assim, o armazenamento e abastecimento de água. Na produção leiteira, uma das maiores potências na economia da região, a queda foi de 50%, o que preocupa muito os produtores rurais e autoridades. Além disso, as queimadas causaram um cenário de devastação.
Mais de quinhentos animais mortos, quase três mil hectares de pasto e Mata Atlântica transformados em cinzas, queda de quase 60% na produção de olerícolas e de 50% na produção de leite. Esse é o saldo da pior estiagem dos últimos 61 anos em Itaocara, primeiro município fluminense a decretar situação de emergência.
Na última quarta-feira, a Defesa Civil do município confirmou que a situação foi reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional (MIN). A partir desse reconhecimento, o município vai poder solicitar ajuda humanitária para atender os mais atingidos pela estiagem severa.
Números — Inicialmente, a estiagem prolongada que vem castigando o Norte e Noroeste Fluminense resultou na morte de mais de 20 mil cabeças de gado, por fome e sede, em 2017. O drama intensificou nos últimos quatro meses. No momento, 14 prefeituras decretaram situação de emergência. O prejuízo na economia desses municípios já passou dos R$ 70 milhões este ano. (A.N.) (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS