Documentário sobre Paulo Vanzolini emociona plateia
Celso Cordeiro Filho 26/10/2017 19:16 - Atualizado em 01/11/2017 16:10
Durante a apresentação do documentário “Um Homem de Moral”, de Ricardo Dias, exibido na quarta-feira (25), no Cineclube Goitacá, o professor e pesquisador cultural, Marcelo Sampaio, observou que a obra do compositor Paulo Vanzolini precisa sempre ser lembrada, uma vez que o autor de “Ronda”, “Volta por Cima” e outras canções, nunca se considerou um compositor profissional, uma vez que se dedicou à zoologia. “Essas composições logo se tornaram clássicos da música popular brasileira, evidenciando assim as qualidades de Vanzolini”, disse.
O documentário “Um Homem de Moral”, sempre centrado na figura de Paulo Vanzolini, através de entrevistas ilustrativas, tem participação especial de nomes renomados da MPB, como Chico Buarque de Hollanda, Paulinho da Viola, Martinho da Villa, Inezita Barroso, Miucha e outros. “Como sempre faço questão de ressaltar, quando apresento um filme, é apontar também alguns defeitos. Por exemplo, acho que o diretor Ricardo Dias poderia ampliar o leque de entrevistados, não ficando somente em Vanzolini. Mas, de qualquer maneira é inegável as qualidades do documentário”, acrescentou Marcelo.
Salientou, também, o fato de na parte final do documentário, ao som da canção “Boca da Noite”, serem mostradas fotos de pessoas comuns de São Paulo, terra natal do compositor, num período bem diferente ao de hoje. “É uma São Paulo sem os tradicionais cartões postais com edifícios envidraçados. Que bom rever os bairros populares e lugares tradicionais da terra paulista que influenciaram decisivamente o trabalho de Vanzolini”, completou. Destaque, ainda, para a presença do compositor Adoniram Barbosa, grande amigo de Vanzolini. Ele acentua as qualidades de Vanzolini e diz que é mais preparado do que ele. Mas, na música são iguais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS