Brilho no Olhar na Semana Mundial da Retina alerta para as doenças oculares
19/09/2017 16:51 - Atualizado em 20/09/2017 14:16
Campos realiza a Semana Mundial da Retina entre os dias 21 e 28 deste mês. A organização é da Associação Retina Campos e foi intermediada com a Prefeitura pelo vereador e presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal de Campos, Jorginho Virgilio (PRP). O objetivo da Semana é a prevenção e identificação de doenças oftalmológicas, como a retinose pigmentar, que podem levar à cegueira e a outras limitações.
Reunião para discutir detalhes do evento
Reunião para discutir detalhes do evento / Divulgação
Com a participação da secretaria municipal de Saúde e outros órgãos da Prefeitura, o projeto Brilho no Olhar, da Retina Campos, já tem garantida também a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Humano e Social e de Educação, superintendência municipal do Idoso e Fundação Municipal de Esporte, além do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio do primeiro secretário e deputado estadual Geraldo Pudim.
A abertura está prevista para o dia 21 de setembro, às 14h, no Teatro de Bolso, quando ocorrerão palestras e também apresentações da Banda Sem Limites, com deficientes visuais do Educandário São José Operário e do Grupo de Dança do Paresporte.
Outro ponto alto da programação está previsto para o encerramento, dia 28, quando uma grande ação integrada vai acontecer no Ciep Arnaldo Rosa Viana, no Parque Aurora. Por meio do deputado estadual Geraldo Pudim, o projeto Novo Olhar, da Fundação Leão XIII, estará no evento para a realização de exames oftalmológicos, isenção para documentos, entre outros serviços. Também estão previstos atendimentos do Hiperdia, que faz controle da hipertensão e diabetes, serviços intermediados pela secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, além de outras ações oferecidas por órgãos da municipalidade.
Para a coordenadora geral da Retina Campos, Sylvia Elizabeth de Andrade, a integração de vários órgãos para a realização do evento mostra a importância do tema. “Estamos muito felizes e empenhados para que tudo corra bem. Vamos alertar não só para as distrofias de retina, mas todas aquelas doenças que podem causar problemas de visão. É importante que todo mundo participe da nossa programação”, convocou, sendo reforçada pelo vereador Jorginho. “É um evento feito com muita parceria, por isso quero agradecer a todos que estão empenhados e que atenderam ao nosso apelo”, destacou Virgilio.
Entre o início e fechamento da Semana, a programação também é intensa. No dia 23, em parceria com a superintendência municipal do Idoso, será feito um trabalho de divulgação durante o Festival Doces Palavras (FDP), na praça do Liceu.
Outras atividades já definidas serão integradas à programação do Mês do Idoso. No dia 25, às 10h, no Centro Dia do Idoso, no Jardim Carioca, haverá palestra de um endocrinologista aos assistidos e familiares sobre a importância da alimentação e o controle do diabetes para evitar doenças oculares. O mesmo ocorrerá no dia seguinte, às 14h, no Centro de Convivência do Idoso, no Parque Tamandaré.
Um trabalho preventivo também vai acontecer nas escolas municipais, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), que com a secretaria de Educação já está fazendo uma espécie de levantamento nas unidades. Para marcar as ações da Semana Mundial da Retina, o PSE, que já atua inicialmente em dez escolas municipais, vai fazer um trabalho especial voltado para a área oftalmológica no Colégio Municipal 29 de Maio, na Pecuária, também no dia 26.
Já no dia 27, quem vai a campo para auxiliar no trabalho de prevenção são os agentes da Estratégia Saúde da Família (ESF), que farão neste dia ações específicas na identificação de doenças que podem causar problemas visuais. Neste mesmo dia, dando sequência a uma série de visitas a entidades de apoio a pessoas com deficiência, o vereador Jorginho estará, às 14h, no Educandário São José Operário, tradicionalmente uma referência no atendimento aos deficientes visuais. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS