Operação lembra os 11 anos da Lei Maria da Penha
Matheus Berriel e Ana Laura Ribeiro 07/08/2017 15:13 - Atualizado em 08/08/2017 08:54
Deam
Deam / Rodrigo Silveira
Um homem foi preso na noite do último domingo (05), em Campos, durante a operação "Comigo não, violão", realizada pelas 14 Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) do estado do Rio de Janeiro, para lembrar dos 11 anos da criação da Lei Maria da Penha, completados nesta segunda-feira. O saldo da operação, voltada para crimes de violência doméstica e sexual, foi de 45 prisões e 41 mandados de busca e apreensão efetuados. Durante as ações policiais, foram apreendidos um revólver, duas pistolas e uma espingarda.
A única prisão cumprida em Campos aconteceu na localidade de Babosa, na Baixada. Um homem, de 50 anos, estava foragido da justiça desde junho de 2015, quando foi condenado por lesão corporal. Em 2011, ele havia sido preso por ter agredido a ex-companheira após várias tentativas de reconciliação, mas foi solto depois de pagar fiança.
No final da tarde, a delegada titular da Deam de Campos, Ana Paula Carvalho, falou sobre a operação em coletiva de imprensa. "Em Campos, a gente tinha oito mandados de prisão. Mas, infelizmente, os autores geralmente ficam sabendo. Quando a polícia chega, já não acha, não mora naquele local. Conseguimos capturar um. Operações assim acontecem em datas comemorativas. Esta, em todo o estado, foi pelo aniversário da Lei Maria da Penha", disse.
Nesta segunda, o Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou a 12ª edição do Dossiê Mulher, feita a partir de outubro de 2016, com dados de todo o estado. Nos seis primeiros meses deste ano, foram registrados 37 casos de feminicídio (homicídio doloso onde a vítima só foi morta porque é mulher), representando 15,5% dos registros de mortes femininas, além de 119 tentativas. Já nos últimos três meses de 2016, foram 16 mortes violentas de mulheres e 42 tentativas. Ainda de acordo com o levantamento, 4.705 casos de estupro foram registrados no ano passado, sendo que 55,5% em meninas de até 14 anos. A maior parte dos crimes tem como responsável alguma pessoa próxima à vítima, como companheiro ou ex-companheiro, familiar, amigo, conhecido ou vizinho.
As denúncias sobre violência contra a mulher podem ser feitas em qualquer delegacia, mas há orientação para que as vítimas procurem alguma Deam. A lista completa está disponível no site da Polícia Civil. Em Campos, a Deam está localizada no anexo da 134ª Delegacia Policial, na rua Barão de Miracema, no Centro. Também é possível denunciar pela Central de Atendimento à Mulher do governo federal, com o telefone 180, e pelo Disque-Denúncia, através do número (21) 2253-1177.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS