Indústria regional sofre nova piora
07/08/2017 21:16 - Atualizado em 08/08/2017 13:35
A atividade industrial da Região Norte fluminense teve nova piora em junho, de acordo com dados da Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda-feira. O volume de produção recuou (49,2 pontos) e a demanda foi suprida com a redução dos níveis de estoques (47,5 pontos), que ficaram, inclusive, abaixo do planejado pelos empresários (46,3 pontos). O número de empregados também seguiu caindo (46,6 pontos). A pesquisa com os empresários foi realizada entre os dias 01 e 12 de julho
A sondagem é um levantamento de opinião empresarial e os indicadores variam de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam pessimismo ou redução e acima de 50 pontos representam otimismo ou aumento.
Diante deste cenário, a região Norte continuou apresentando elevada ociosidade em suas indústrias, que permaneceram operando abaixo da média histórica (56%), com apenas 53% de utilização da capacidade instalada.
Os empresários também continuaram insatisfeitos com as condições financeiras em junho. Contribuíram para essa insatisfação, a dificuldade de acesso ao crédito (28,8 pontos) e as baixas margens de lucro operacionais (35,9 pontos). Esse cenário é semelhante ao observado nas outras regiões do estado do Rio de Janeiro.
Esses resultados apontam que os industriais da região Norte Fluminense estão entre os mais pessimistas do estado, ao lado dos da região Sul.
Participaram da Sondagem empresas dos nove municípios atendidos pela Representação Regional Firjan/CIRJ Norte Fluminense: Campos, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS