Cavendish disse que pagou propina a Cabral por obra no Maracanã
07/08/2017 18:31 - Atualizado em 08/08/2017 13:45
Fernando Cavendish
Fernando Cavendish / Agência Brasil
O empresário Fernando Cavendish, ex-dono da empreiteira Delta, disse nesta segunda-feira (7) em depoimento ao juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal no Rio, que pagou propina para sua empresa participar da obra de remodelagem do Maracanã. O empresário disse que, na época, tinha grande "proximidade com o então governador".
"Fui a ele perguntar se minha empresa poderia participar da obra do Maracanã, que vinha sendo conduzida pela Odebrecht. Nesse momento, o então governador entendeu meu pedido e disse claramente que tinha acerto de 5% de pagamento de propina. Falou que aceitou, mas que seria necessário acertar esse entendimento de 5% em propina. Concordei e admito que isso aconteceu", confessou.
"Esse pagamento específico foi feito em dinheiro. Orientei uma pessoa da minha confiança, Claudia. Disse que o Carlos Miranda (assessor de Cabral) ia procura-la e ia informar o valor. Foi um pagamento ao longo da execução da obra, da qual nos afastamos por conta da crise. Pagamento se deu ao longo da obra", afirmou.
"A gente tinha tradição, era muito atuante (em obras de pequeno e médio porte) e queria ganhar capacitação técnica para, no futuro, poder enfrentar ambientes mais restritivos. O Maracanã poderia dar um portfólio técnico importante. Certamente pela minha proximidade externalizei vontade de fazer parte do consórcio", acrescentou o empresário.
"A única obra que admito (pagamento de propina) é esta. (Nas) outras desconheço qualquer tipo de irregularidade", concluiu.
Bretas lembrou que o peemedebista tem dito em audiências à Justiça Federal que não cobrou propina e que os valores foram utilizados para campanha. Cavendish negou. "No meu caso não foi pra campanha. Até porque 2011 não é um ano de campanha".
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS