Cia. Focus de Dança apresenta dois espetáculos
Jhonattan Reis 04/08/2017 18:33 - Atualizado em 07/08/2017 13:55
Cia. Focus de Dança
Cia. Focus de Dança / Divulgação
Focus Cia. de Dança apresenta dois espetáculos neste fim de semana, em Campos. O primeiro deles se chama “Outro Lugar” e será encenado neste sábado (5), às 11h, na praça do Santíssimo Salvador, no Centro, sendo que a Cia. irá realizar uma oficina gratuita das 15h às 18h, no Centro de Artes Madeleine Rosay (inscrições pelo e-mail [email protected]). Já domingo (6), a partir das 19h, o público poderá conferir, no Teatro Municipal Trianon, “As Canções Que Você Dançou Pra Mim”, que está há cinco anos em cartaz e foi eleita entre os melhores espetáculos no ranking do jornal O Globo (2011) e Folha de São Paulo (2012). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Após a apresentação, os profissionais da encenação farão um bate-papo com a plateia. Os trabalhos são dirigidos e coreografados por Alex Neoral. Os eventos são realizados por meio do patrocínio da Petrobras e têm apoio da Folha da Manhã.
O espetáculo que será apresentado na praça do Santíssimo Salvador neste sábado — “Outro Lugar” — acontece sempre em centros urbanos, lugares não convencionais como praças, parques e ambientes de circulação de pessoas comuns. Nesses ambientes, segundo relata o grupo, é possível uma interação da arte com o espaço urbano.
De acordo com a Focus, o lugar das apresentações se torna palco para a obra que chega direta e inusitadamente. A não frontalidade da escrita coreográfica também viabiliza a possibilidade de cada espectador ter a sua perspectiva única do espetáculo. “Outro Lugar” dialoga e se inspira nos movimentos da cidade, na rapidez do dia a dia e na ideia da singularidade de cada indivíduo.
“As Canções Que Você Dançou Pra Mim” já conta com quase 300 apresentações, sendo assistido por mais de 80 mil pessoas. O espetáculo é inspirado na obra do cantor Roberto Carlos. A montagem visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990, através dos movimentos coreografados e dirigidos por Alex Neoral, que explica:
ENTITY_quot_ENTITYOutro LugarENTITY_quot_ENTITY será encenado na praça São Salvador
ENTITY_quot_ENTITYOutro LugarENTITY_quot_ENTITY será encenado na praça São Salvador / Divulgação
— A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que, durante as viagens da Cia., cantava músicas do rei (como Roberto Carlos é conhecido) onde um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum. Uma canção vai puxando a da sequência, formando uma grande história. É como se uma delas perguntasse e a outra respondesse.
Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais, compõem o espetáculo da Cia. Focus. Alex relata, ainda, que o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista popular e presente no cotidiano dos brasileiros; e colocar essa obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança.
— O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade. Porém, de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral — falou.
Fazem parte do elenco dos dois espetáculos: Carol Pires, Cosme Gregory, Gabriela Leite, José Villaça, J Leandro Rodriva, Marcio Jahú, Monica Burity e Roberta Bussoni.
Companhia — A Focus Cia. de Dança, que foi fundada em 2000, é uma das mais atuantes e aclamadas companhias do país. Consagrada pela crítica especializada e pelo público, cada vez mais numeroso, a Cia. encerrou o ano de 2016 somando 115 apresentações em todo o território nacional e no Canadá, onde participou com quatro trabalhos de repertório no Festival Quarties Danse em Montreal, em setembro. A Focus recebeu, em novembro do ano passado, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura.
Entre 2010 e 2011, a Cia realizou apresentações em 32 cidades da França, com destaque para a Bienal de Dança de Lyon. Além da França e do Canadá, a Focus também já se apresentou nos Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. No Brasil, para mais 80 cidades, entre capitais e cidades do interior.
Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. Em 2011, “As Canções Que Você Dançou Pra Mim” foi eleito um dos 10 melhores pelo Jornal O Globo, e em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo. A Focus, desde seu surgimento, realiza pelo menos um espetáculo novo a cada dois anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS