Redução da taxa dos royalties sem definição
Dora Paula Paes 04/08/2017 16:25 - Atualizado em 07/08/2017 15:21
  • Reunião da Ompetro

    Reunião da Ompetro

  • Reunião da Ompetro

    Reunião da Ompetro

O presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), o prefeito de Macaé, Dr. Aluizio chegou com todo o gás à reunião, realizada em Campos, para apresentar a proposta de redução da taxa de royalties de 10% para 5% nos campos maduros da Bacia de Campos. A reunião durou quase três horas, mas nenhum acordo neste sentido foi firmado. Pelo contrário, os prefeitos e representantes dos municípios petrorrentistas querem, antes, um estudo técnico para avaliar as alternativas de investimentos na Bacia de Campos e vão buscar esclarecimentos e levantamentos de dados na Agência Nacional de Petróleo (ANP). Essa etapa deve acontecer na próxima semana.
Também participaram da reunião as prefeitas Carla Machado (São João da Barra) e Fátima Pacheco (Quissamã), o subprocurador de Carapebus, Ivan Lécio; o subsecretário de Governo de Casimiro de Abreu, Cláudio da Silva Santos e o representante de Niterói, Fábio Sabença.
Segundo o prefeito de Campos, Rafael Diniz, nenhuma definição sobre a redução dos royalties foi tomada.
— Nós vamos buscar esses dados com a ANP e assim que essas informações forem passadas nós iremos nos reunir para uma avaliação conjunta tecnicamente. Cada município tem sua particularidade, então todo mundo tem responsabilidade — disse Rafael.
De acordo com o presidente da Ompetro, Dr. Aluizio, será avaliado se a proposta de redução dos royalties é uma ferramenta de avanço financeiro. “As decisões serão tomadas a partir de números objetivos. Precisamos conhecer o que se ganha ou se perde na receita final dos royalties. É necessário avaliar se essa ferramenta vem por meio dos royalties ou por outras possibilidades. O momento, agora, é viabilizar um caminho para investimentos e avançar”, destacou o presidente.
Eleição na pauta — No próximo dia 17, representantes da Ompetro voltam a se reunir na sede da prefeitura de Campos para tratar da eleição da nova chapa da entidade. (D.P.P.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS