Batata frita do McDonalds não é feita de batata! Será?!
Gustavo Abreu - Atualizado em 28/07/2017 14:28
O McDonald’s divulgou uma série de vídeos mostrando como são feitas as batatas fritas vendidas pela rede. O principal ingrediente é mesmo a batata, ainda que muita gente duvide que a empresa use algum componente natural nas receitas. Além disso, há outros 18 ingredientes, sendo um deles o açúcar.
A receita das McFritas também é composta por dois aditivos derivados de petróleo. Um deles é o dimetil polissiloxano, um silicone não tóxico que evita a formação de espuma durante a fritura. A substância também é usada em outros óleos, lentes de contato, shampoos e até mesmo em massinhas de modelar.
O outro, o TBHQ (butil hidroquinona), é um antioxidante utilizado como conservante. Nos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA) afirma que a quantidade de TBHQ não pode ultrapassar 0,02% do total de óleo ou gordura do alimento. O mesmo limite é fixado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em outros países, como Japão e Cananá, a substância é proibida, pois pesquisas relacionam o consumo do antioxidante e casos de câncer.
Alguns itens, como óleo de soja, são usados em mais de uma fase do processo de fabricação das batatas fritas do McDonald’s e, por isso, são contados como dois ingredientes diferentes pela rede de fast food.
Nas fábricas do McDonald’s, primeiramente, as batatas são descascadas e fatiadas por máquinas, que cortam todas do mesmo tamanho. As batatas são “branqueadas” e passam por um banho de molhos e são pré-fritas, com óleos de canola, de soja e de soja hidrogenado. Depois, são temperadas e recebem um jato de açúcar para garantir que fiquem crocantes. As batatas são congeladas com conservantes e levadas para as lojas, onde são fritas mais uma vez.
O sabor da guloseima é garantido pelo saborizante natural de carne, trigo hidrolisado, leite hidrolisado e sal. Os conservantes usados são o ácido cítrico, retirado de frutas; dimetil polissiloxano, usado para que o óleo da fritura não faça espuma; dextrose, um açúcar natural garante a cor dourada; e o pirosfato ácido de sódio, que é antioxidante.
Nas lojas, as batatas são fritas em uma mistura de óleo de canola, óleo de milho, óleo de soja, óleo de soja hidrogenado, TBHQ (butil hidroquinona), ácido cítrico e dimetil polissiloxano.
O vídeo faz parte do programa “Our Food. Your Questions” (”Nossa comida. Suas perguntas”), em que a rede de lanchonetes esclarece os mitos sobre seus produtos. O vídeo é estrelado por Grant Imahara, apresentador do seriado Mythbusters, que realiza testes e derruba mitos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gustavo Abreu

    [email protected]

    Um blog sobre curiosidades, imagens, vídeos interessantes, dicas de filmes, séries, ilustrações, viagens e tudo que está bombando na net.