Aeroporto com a iniciativa privada
28/07/2017 00:04 - Atualizado em 31/07/2017 15:28
Aeroporto Bartolomeu Lysandro
Aeroporto Bartolomeu Lysandro
O aeroporto Bartolomeu Lisandro passará, nesta sexta-feira (28) a ser gerido pela iniciativa privada por um período de até 180 dias. Segundo a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), durante 30 dias posteriores à data em que assume, a empresa Infra Construtora e Serviço, contratada emergencialmente, passará por uma fase de operação assistida, para que a antiga gestora — Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) — possa repassar à nova gestão os trâmites administrativos e operacionais no aeroporto. A contratação da empresa se deu de forma direta com dispensa de licitação, devido à urgência pelo término do prazo de intervenção do ministério dos Transportes, nessa quinta-feira (27).
A Prefeitura pagará à empresa pouco mais de R$ 4,5 milhões pelos 180 dias, sendo, segundo a Codemca, a proposta mais “vantajosa” apresentada. O presidente da companhia, Vinicius Vieira, informa que a expectativa de recebimento pelo município dos valores arrecadados com as taxas e receitas aeroportuárias seja superior ao valor que será pago à empresa contratada e, desta forma, o aeroporto se torne superavitário.
— O aeroporto foi municipalizado pela gestão anterior desde o ano de 2013 e até então não foi tratado de maneira a agregar valores à economia municipal. Ele não trabalha somente com o transporte através de aviões comerciais, mas também dando suporte à área off shore, se equiparando aos aeroportos de Farol de São Tomé e de Macaé. A partir de agora, a tendência é de crescimento tanto no que diz respeito à geração de empregos, ao turismo, através de fomento ao desenvolvimento junto ao Porto do Açu, além da busca da diminuição de tarifas pelas empresas aéreas para facilitar o acesso dos usuários — destacou Vinicius.
No dia 6 de junho, o presidente da Codemca foi ao aeroporto para conhecer as instalações e obter mais informações sobre o funcionamento. A administração da unidade foi assumida pela Companhia pelo decreto nº 115/2017, publicado no Diário Oficial do Município.
Desde que assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro de 2017, o prefeito Rafael Diniz busca soluções para resolver a questão do aeroporto Bartolomeu Lisandro, que desde setembro de 2016 estava sob intervenção do ministério dos Transportes, por não renovação do contrato pela administração anterior da Prefeitura com a Infraero. Em fevereiro, Rafael Diniz recebeu diretores da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e em março, Diniz esteve em Brasília reunido com o diretor do Departamento de Outorgas, Ronei Glanzmann, e o coordenador Geral da Aviação Civil, Fabiano de Carvalho.
Em Macaé — O aeroporto de Macaé passará por obras de manutenção e reforço da sua pista. A Infraero lançou nesta semana o processo licitatório para a realização dos serviços. As obras vão garantir segurança para operações de aeronaves ATR-72, que promovem hoje a integração entre os aeroportos regionais brasileiros, através dos voos comerciais. (A.N.) (R.G.) (P.R.P)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS