Mar não dá trégua e "bar do Santana" fecha as portas em Atafona
05/06/2017 18:57 - Atualizado em 06/06/2017 11:48
A esperança era de recuo e o dono do bar resistiu até os últimos dias. Mas quem mora em Atafona sabe que o mar é incansável e dificilmente chega a uma construção sem destruí-la ou, ao menos, impedir o seu uso. Foi o que aconteceu com o “bar do Santana”, que funcionava na pequena faixa de areia onde o Paraíba do Sul encontra o mar. Nesta segunda-feira (5), o chão já havia cedido, o mar foi cavando a construção e já deixa à mostra a sapata de fundação, o que deixa claro que parte da construção pode ruir a qualquer momento. Também nesta segunda, a prefeita Carla Machado (PP) anunciou (veja aqui) que encaminhou ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o projeto de recuperação da orla que foi realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH).
O bar já vinha sendo atingido pelo mar desde o mês passado. No dia 25 de maio (confira aqui), José Santana — há oito anos no comando do estabelecimento que, anteriormente, era conhecido como bar do “Almir Largado” — se mostrava confiante. Não demostrava interesse nenhum em sair do local e nem havia risco para tal. “Não é a primeira vez que isso acontece e o mar depois volta. Acredito que é isso que vai acontecer”. no entanto, a situação veio se agravando nos últimos dias e não houve outra solução a não ser fechar as portas.
Pela manhã, com a ajuda de amigos, Santana já retirava tudo do seu bar. O fechamento era inevitável. É possível observar que há risco de desabamento, bem como já existe um buraco onde o chão cedeu. À tarde, ele foi procurado para falar sobre o fato e o que pretende fazer a partir de agora. Já não foi encontrado. Como muitos moradores de Atafona se acostumaram durante décadas, ao perder a guerra para o mar, Santana foi recomeçar a vida em outro local, ainda na praia sanjoanense. Como todos que já foram atingidos pelo oceano, deve estar torcendo agora para não ser vítima mais uma vez.
Mais destruição — Condenado já há algum tempo, agora não passa de ruína o espaço onde por muitos anos funcionou o segundo bar do “Jorginho Elvis Presley”. O primeiro bar, no antigo Pontal, também foi levado pela força das ondas. O segundo, que foi construído bem distante do mar, agora está coberto pelas areias e sofre com as investidas do Atlântico, como mostram as imagens abaixo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]