Mar avança novamente em Atafona
25/05/2017 14:35 - Atualizado em 25/05/2017 18:46
Ainda sem previsão para o início do projeto de recuperação da orla, Atafona vai vendo mais um pedaço da sua história como alvo da força do mar. A mudança climática dos últimos dias e a previsão de ressaca para cidades próximas, de acordo com a Defesa Civil, alterou a intensidade das ondas também onde o Atlântico encontra com o Paraíba do Sul. Desde o fim da tarde de quarta-feira (24), o mar atinge o “Bar do Santana”, local que por muitos anos também foi conhecido como “Bar do Almir Largado”. Durante a madrugada, as águas estiveram mais revoltas e chegaram perto do imóvel vizinho, a “Peixaria do Guri”.
Há oito anos no comando do bar, José Santana, 74, trabalhou normalmente na tarde desta quinta-feira (25), mesmo com o mar batendo constantemente nas paredes. Os clientes também não pareciam muito preocupados, diziam que a situação estava daquele jeito por causa da mudança do tempo e a influência das fases da lua na maré. Para Santana, o mar depois vai recuar:
— Não é a primeira vez que isso acontece e o mar depois volta. Acredito que é isso que vai acontecer. O mar começou a jogar água aqui ontem (quarta), mas o pior mesmo, por enquanto, foi na madrugada. A água passou do bar e chegou até o muro do vizinho.
Coordenador da Defesa Civil de SJB, Adriano Assis informou que a equipe monitora a região e está de prontidão. Segundo Assis, a área da foz do Paraíba é a única no município que sofre nesta quinta com as investidas das ondas do mar. Ele acredita que o fenômeno seja ocasionado pela mudança do clima e um alerta de ressaca, há dois dias, para o litoral de Quissamã, também no Norte Fluminense. “Nossa equipe está de plantão, monitorando a situação por 24 horas. É importante destacar que não há ninguém desabrigado e nem há risco de desabamento”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]