Convite para repensar a história do país
Arnaldo Neto 19/11/2022 08:18 - Atualizado em 19/11/2022 08:18
Ponto Final
Ponto Final / Ilustração
Consciência Negra
Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o 20 de novembro é um convite para repensar a história do país. Nas proximidades da data, os quilombos segmentos do Movimento Negro de Campos e municípios vizinhos preparam uma grande festa, regada com muita informação, debate, cultura, ancestralidade e comida boa. De sexta a domingo, quilombos do Norte e Noroeste do Rio de Janeiro estão de portas abertas para revelar toda sua historicidade à região. O Instituto de Desenvolvimento Afro Norte e Noroeste Fluminense (Idannf) é um dos parceiros em apoio às atividades.
Representatividade
Nessa sexta-feira (18), o Fórum Regional de Mulheres Negras do Norte Fluminense realizou uma caminhada simbólica, do Pelourinho, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, até a praça do Santíssimo Salvador, relembrando a luta ao longo da história. De lá, seguiram para uma roda de conversa, no Museu Histórico de Campos. Mulheres de Campos, Macaé, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Carapebus, dentre outros municípios traçaram propostas para o enfrentamento à desigualdade racial e social. O evento é considerado um dos caminhos para a construção política, que gerará a representatividade de fato.
Programação
Neste sábado (19), o único quilombo urbano de Campos, Custodópolis, remonta toda sua história e cultura, a partir das 13h30, com Roda de Conversa com os Griôs. Haverá ainda apresentações de teatro, dança afro e capoeira, desfile afro e a Feijoada de Custodópolis. Já a Casa de Cultura Villa Maria, às 15h, recebe o evento “O Negro Presente”, com mesa redonda, ballet e hip-hop, roda de capoeira, oficinas, música com Black Harmony. No domingo (20), no Quilombo Mutum, em Quissamã, acontecerá a 1ª Corrida da Consciência Negra, organizada pela Associação Quilombola de Mutum.
Machadinha e Samba na Praça
Nos dias 18, 19 e 20, no Quilombo de Machadinha, em Quissamã, acontece o “Encontro da Liberdade”, com muita música, feira cultural, feira literária, contação de histórias, exposições fotográficas, ‘Festival da Cozinha Quilombola’ e acendimento da fogueira para roda de jongo com o grupo de jongo Tambores de Machadinha. Neste domingo, em Campos, acontece o tradicional Samba na Praça do Jardim do Liceu, desta vez com o lançamento do documentário “Terceiro Domingo: A história do maior e mais democrático projeto cultural de Campos dos Goytacazes”, realizado pela produtora campista Arco Filmes.
Captação de órgãos
O Programa Estadual de Transplante da secretaria estadual de Saúde realizou, nessa quinta-feira (17), duas captações de órgãos no Hospital Ferreira Machado. Um dos doadores era um homem de 51 anos, que residia em Morro do Coco e teve um Acidente Vascular Cerebral (AVE). O outro, de 38 anos, morava em Custodópolis e também teve AVE, explicou o psicólogo do NF Transplantes, Luiz Cosmelli. Segundo ele, as duas captações beneficiaram no mínimo seis pessoas que estavam na fila de espera. Foram captados dois fígados, rins e córneas. Uma das receptoras é uma campista de 68 anos que aguardava na fila estadual e recebeu o fígado.
Posse no 6º DPA
O delegado Gustavo Rodrigues Ribeiro tomou posse na quarta-feira (16) como novo diretor do 6º Departamento de Polícia de Área (DPA) do Estado do Rio de Janeiro, posto que era ocupado há quase quatro anos pelo delegado Geraldo Rangel. O novo diretor tem 10 anos de polícia, com experiência tanto em delegacias especializadas quanto em distritais. Sobre os seus novos planos, o delegado Gustavo Rodrigues explica que estabelecerá um ponto focal na chefia da polícia, no laboratório de lavagem, para que possam disseminar esse conhecimento de sistema de lavagem de dinheiro no 6º DPA e, também, oferecer cursos para toda a equipe.
Posse na Deam
A delegada Madeleine Dykeman assumiu, também na última quarta-feira, a titularidade da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Campos. O cargo era ocupado pela delegada Ana Paula Carvalho, que passará à função que era de Madeleine na 146ª Delegacia de Polícia (Guarus). Madeleine falou sobre os novos desafios e metas. “Eu tenho aqui três objetivos delineados, que é potencializar o atendimento, com humanização da mulher na Deam, fortalecer a equipe, porque nossos recursos materiais estão muito limitados, e também trabalhar na reforma da delegacia. Vamos buscar parcerias”.
Enem
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltam para cumprir a etapa final neste domingo (20), com provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Enem, que teve o primeiro dia de provas no último domingo (13), é adotado como passaporte para ingresso no ensino superior. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Como não haverá mais redação, as provas começam às 13h30 e terminam às 18h30, quando os inscritos terão que entregar o caderno de respostas. Quem perdeu o exame no domingo passado pode fazer a segunda prova sem nenhum impedimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS