Comunidade do IFF elege novo reitor e diretores-gerais no mandato 2024-2028
Éder Souza - Atualizado em 09/12/2023 11:22
Votação no IFF Centro
Votação no IFF Centro / Genilson Pessanha
O Instituto Federal Fluminense realizou nesta semana a eleição para a escolha do reitor e diretores-gerais das 13 unidades no interior do Rio de Janeiro. A votação, que aconteceu com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), aconteceu de forma tranquila em todos os campi. Votaram os alunos e os servidores. Victor Saraiva foi eleito com 36,76% dos votos contra o candidato Carlos Artur de Carvalho Arêas. Ele vai assumir o cargo em abril de 2024.


Victor, que é o atual diretor do campus Cabo Frio, ocupará o cargo no mandato 2024-2028, sucedendo ao professor Jefferson Manhães. O reitor eleito disse que pretende fortalecer a assistência estudantil e melhorar a estrutura dos campi do instituto.
“O processo eleitoral é um momento muito importante, onde se reflete os próximos anos da instituição, como questões relacionadas aos estudantes, as questões estruturais, já que passamos por momentos difíceis de verbas muito escassas. Temos um grande desafio relacionado à assistência estudantil e estrutural em todos os nossos campi. Claro que questões relacionadas ao nosso território, como as relações institucionais que precisamos fortalecer cada vez mais”, disse Victor.

O reitor eleito disse que o processo eleitoral serviu para estreitar laços com a comunidade acadêmica.

“O processo foi muito tranquilo, onde fizemos vários debates e conversamos com todos. Nós conseguimos ir às comunidades e conversar bastante em nossos campi. Foi muito enriquecedor para mim durante o momento do processo, mas também para a gente, como um todo, ter essa reflexão institucional para promover a interação com a comunidade e chegar ao fim com sucesso. A comunidade pôde entender que o nosso projeto nos próximos anos é um projeto viável e um projeto que possa avançar em toda nossa área de abrangência”, explicou.

O professor Victor é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Biológicas e doutor em Ciências, com pós-doutorado em Bioquímica de Micro-organismos pela UFRJ. Desde 2008, atua como professor no IFF, ministrando as disciplinas da área de Biologia no Curso Técnico em Química, Licenciatura em Biologia, Engenharia Mecânica, Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental e Doutorado Profissional em Modelagem e Tecnologia para Meio Ambiente Aplicada em Recursos Hídricos. Atuou como coordenador de Ensino Superior e Pesquisa e diretor de Administração.

Votação também elegeu diretores-gerais em 13 unidades do IFF
A eleição do IFF também foi para a escolha de diretores-gerais de 13 unidades. No campus Centro, em Campos, Carlos Augusto Sanguedo Boynard foi eleito o novo diretor-geral para ocupar o cargo no mandato de 2024-2028. Carlos Boynard teve o apoio do atual reitor do IFF, professor Jefferson Manhães. Já no campus Guarus, foi eleita a professora Daniela Balduino de Souza Vieira, que era candidata única. O professor Gláucio José Pereira da Silva foi eleito diretor do campus São João da Barra do IFF. Gláucio venceu a disputa contra Alessandra da Rocha, com 50,21% dos votos totais, incluindo brancos, nulos e ausentes.

Além do campus Centro, Guarus, e São João da Barra, a eleição aconteceu também em Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Itaboraí, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã e Santo Antônio de Pádua.
O atual reitor da instituição, o professor Jefferson Mannhães parabenizou os diretores-gerais eleitos.

“Com imensa alegria, parabenizo calorosamente o novo reitor e os diretores gerais eleitos nos campi do IFF. Agradeço a todos que participaram dessa jornada, pois cada um contribui para fortalecer nossa instituição. O futuro da educação profissional e tecnológica está em boas mãos, e juntos seguiremos avançando. Este é um momento de celebração e união para construirmos, com dedicação, um caminho sólido para o progresso educacional. Esta nova etapa, certamente, será repleta de conquistas e realizações.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS