Comerciantes fazem manifestação pedindo retirada de ciclofaixas na Barão de Miracema
Éder Souza 01/12/2023 16:09 - Atualizado em 02/12/2023 10:14
Pneus foram queimados
Pneus foram queimados / Foto: Reprodução
Um grupo de comerciantes fez uma manifestação na tarde desta sexta-feira (1º) em um trecho da rua Barão de Miracema, no Centro de Campos. O ato foi um pedido para remoção das ciclofaixas que foram instaladas nesta semana ao longo da rua. 
  • Comerciantes colocaram fogo em pneus (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Comerciantes colocaram fogo em pneus (Fotos: Rodrigo Silveira)

  • Comerciantes colocaram fogo em pneus (Fotos: Rodrigo Silveira)

    Comerciantes colocaram fogo em pneus (Fotos: Rodrigo Silveira)

No local, pneus foram queimados. A via chegou a ficar bloqueada, mas foi liberada minutos depois com a chegada da Polícia Militar. 
O comerciante Robson Luiz Pessanha, que tem uma loja de peças na região, disse que os comerciantes não foram informados da instalação da ciclofaixa. Segundo ele, a medida tem atrapalhado as vendas, já que os clientes ficaram sem espaço para estacionar.
Comerciante Robson Pessanha
Comerciante Robson Pessanha / Foto: Rodrigo Silveira
“Nós estamos sendo prejudicados pela ciclofaixa. O tempo que a gente fica aqui, é raro passar uma bicicleta. Tem o horário de pico, que é às 06h e às 18h. Fora isso, ciclofaixa é um elefante branco. O motivo da manifestação é para ver se o órgão público, o gestor ou o engenheiro tenha um pouco mais de estudo do local e possa vir ver a necessidade da ciclofaixa. Não tem como o nosso cliente parar aqui”, disse.
O comerciante Luiz Claudio Franco também reclamou
O comerciante Luiz Claudio Franco também reclamou / Foto: Rodrigo Silveira


“A ciclofaixa está prejudicando o nosso comércio. O nosso cliente não pode parar, porque se ele parar corre o risco de ser multado. A gente corre o risco de fechar as portas por falta de clientes. A gente quer que o prefeito olhe para a nossa situação com carinho. Ciclofaixa é legal, mas o fluxo de bicicleta não é tão grande”, explicou o comerciante Luiz Claudio Franco.
Através das redes sociais, o prefeito Wladimir Garotinho disse que não vai recuar no Plano de Mobilidade Urbana.
“As ruas e os espaços públicos não são garagens e pertencem a todos os cidadãos! Precisamos compreender que a cidade cresceu e que é necessário adaptar a sua mobilidade urbana. As ciclofaixas garantem maior fluidez ao trânsito, além de beneficiar milhares de ciclistas e trabalhadores na sua rotina diária. As vias de alto fluxo não comportam mais estacionamentos, cabendo as ruas paralelas e auxiliares essa função, além dos locais públicos e privados devidamente regulamentados. Temos a cultura de estacionar na porta do local de destino, situação contrária à de qualquer cidade mediana que evoluiu. Não adianta depredar patrimônio público ou destruir o que está sendo realizado, até mesmo em movimentos orquestrados por políticos de oposição, vamos identificar e multar os responsáveis. Pelo bem da cidade não vamos recuar do plano de mobilidade urbana que Campos precisa para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, disse Wladimir.
Procurada pela reportagem, a secretaria de Comunicação informou que a Prefeitura tem feito todo um trabalho de requalificação da malha viária da cidade, buscando promover uma maior fluidez no tráfego e, principalmente, mais segurança, neste caso pensando prioritariamente nos mais vulneráveis, que são os pedestres e os ciclistas.
Ciclofaixa na Barão de Miracema
Ciclofaixa na Barão de Miracema / Genilson Pessanha
No início da semana, a Folha publicou uma reportagem mostrando as reclamações de comerciantes e moradores, principalmente das ruas Barão da Lagoa Dourada e Barão de Miracema, no Centro de Campos, sobre a implantação das ciclofaixas nas vias. Segundo a Prefeitura de Campos, atualmente, o município possui 55 quilômetros de malha cicloviária. Destes, 15,5 quilômetros são de ciclofaixas. Até 2024, a meta é implantar mais 12 quilômetros ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS