Penúltima rodada do Campeonato Brasileiro pode ser decisiva para cariocas
Matheus Berriel - Atualizado em 02/12/2023 08:41
A 36ª rodada do Campeonato Brasileiro não foi boa para os clubes cariocas que ainda possuem interesse em alguma disputa. O Flamengo viu o título ficar mais distante, assim como o Botafogo, enquanto o Vasco não conseguiu se distanciar da zona de rebaixamento. A penúltima rodada acontece neste fim de semana, com o Palmeiras podendo ser campeão de forma antecipada, embora dependa de uma combinação de resultados para isso.
O primeiro a lamentar no meio da semana foi o Vasco, derrotado por 4 a 2 pelo Corinthians, de virada, em São Januário. Precisando do triunfo para se afastar do Z-4, o cruzmaltino chegou a ficar em vantagem duas vezes, com gols de Puma Rodríguez e Vegetti, mas viu o clube paulista empatar em ambas as oportunidades, ainda no primeiro tempo, com Romero marcando duas vezes. Na segunda etapa, Gabriel Moscardo e Giovane definiram a vitória do Corinthians, que praticamente se livrou da possibilidade de rebaixamento com o resultado. O Vasco, por sua vez, é o primeiro clube fora do Z-4, com apenas um ponto a mais do que o Bahia, superado por 1 a 0 pelo São Paulo na quarta-feira (29).
Na quarta, o drama ficou por conta de Flamengo e Botafogo. Podendo assumir provisoriamente a liderança, pois jogou antes do que o Palmeiras, o Fla não o fez, pois perdeu por 3 a 0 para o Atlético Mineiro no Maracanã. Paulinho, Edenilson e Hulk balançaram a rede. Horas depois, no Couto Pereira, o Fogo teve mais um baque ao empatar por 1 a 1 com o Coritiba. Ficou em vantagem aos 51 minutos do segundo tempo, com Tiquinho Soares convertendo pênalti, mas sofreu o empate aos 53, de forma inacreditável. Edu foi o carrasco da vez. Melhor para o Palmeiras, que abriu três pontos de vantagem em relação a Botafogo, Atlético Mineiro e Flamengo, agora segundo, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
Garantido na próxima Copa Libertadores da América por ter vencido a edição deste ano, o Fluminense é o único carioca cumprindo tabela no Brasileirão. Ainda assim, aplicou 3 a 0 no Santos, também na quarta-feira, e manteve-se na sétima posição.
Com jogos neste sábado (2) e no domingo (3), a 37ª rodada pode definir o clube campeão. Se vencer o Fluminense no domingo, às 16h, em sua arena, o Palmeiras ficará com o título de forma antecipada em caso de tropeços de Galo (contra o São Paulo, às 21h deste sábado, no Mineirão), Fla (contra o Cuiabá, às 16h de domingo, no Maracanã) e Fogo (contra o Cruzeiro, às 18h30 de domingo, no estádio Nilton Santos). Mesmo que não assegure o troféu, o clube paulista ficará bem próximo dele se vencer, pois manterá a diferença para a última rodada e tem larga vantagem em relação aos concorrentes no saldo de gols.
Já na luta contra o rebaixamento, o Vasco pode se salvar no domingo, desde que vença o Grêmio, às 18h30, no estádio do adversário, e o Bahia perca para o lanterna, América-MG, às 18h30, na arena Independência. Caso contrário, a definição da permanência ou da queda ficará para a última rodada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS