Campos tem fim de semana chuvoso com pontos de alagamento
27/11/2022 11:33 - Atualizado em 27/11/2022 17:24
O fim de semana foi chuvoso em Campos, que amanheceu neste domingo (27) com pontos de alagamento já conhecidos da população. Na Rocha Leão e no Fundão o volume da água da chuva era grande e dificultava a passagem de motoristas por esses locais, principalmente veículos de passeio. Na noite desse sábado (26), em sua rede social, o prefeito Wladimir Garotinho (sem partido) fez um alerta sobre a previsão de fortes chuvas para o município nesta semana, com acumulado de água chegando a 246.2 mm. 
Segundo a Prefeitura, nas últimas 24 horas, de 7h de sábado às 7h deste domingo, teve concentração de chuvas também em pontos como avenida Felipe Uébe, Tenente Coronel Cardoso (Rua Formosa), no Cento, e na Tancredo Neves e José Carlos Pereira Pinto, em Guarus, e o acumulado, no Jardim Carioca, foi de 52,3 mm. A previsão de 200 mm de chuva, de quinta passada (24) até o final de semana, foi ultrapassada. Somente em Tócos, na última sexta (25), o acumulado foi de 150 mm.
Pelas redes sociais, moradores de vários bairros publicaram fotos e vídeos com pontos de alagamento, como na rua Edmunso Chagas, próximo ao Teatro Trianon, e em ruas do Residencial Veredas.
Neste fim de semana, a Defesa Civil atuou em Farol de São Tomé, na Vila dos Pescadores, Novo Jockey e Vila Menezes, locais que serão contemplados com obras do Bairro Legal. Em Guarus, houve solicitação de moradores dos Parques Santa Rosa e Eldorado. Imagens mostram o campo do Estádio Cláudio Nogueira, conhecido como Campo do Grêmio Esportivo de Custodópolis, totalmente alagado. 
Na rede social, Wladimir escreveu: "Previsão de muita chuva para toda semana na cidade de Campos, com acúmulo mais forte na terça e na quarta. Em caso de emergência contate a Defesa Civil". Wladimir. 
Para esta semana, a probabilidade é de 90% de chuva até quinta, com previsão de 16 mm na segunda-feira (28); 26mm na terça (29); 24 mm na quarta (30) e 13 mm na quinta-feira (1º).
Trajetos com alagamentos em função da elevada precipitação pluviométrica em poucas horas, como na descida da ponte Leonel Brizola, na Beira Valão, devem ser evitados. As cabeceiras da ponte foram interditadas, na manhã deste domingo, pela Guarda Civil Municipal, mas a orientação da Defesa Civil é que, em ocorrência de chuvas fortes, as pessoas evitem sair de casa e, em caso de necessidade de deslocamento, que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres não trafeguem por vias alagadas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso, iniciando neste domingo e com previsão de término nesta segunda, às 10h, para alerta de chuva no Estado do Rio entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), tendo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 
A Defesa Civil também orienta que a população observe alteração nas encostas. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos. Para emergência, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. A Defesa Civil de Campos também se mantém atenta, podendo ser acionada pelas redes sociais @defesa_civil_campos_ e pelo telefone (22) 98175-2512.
Acumulado de chuva nas últimas 24 horas em Campos:

Jardim Carioca - 52,3mm
Baixa Grande - 49,6mm
Dores de Macabu - 33,4mm
Arraial Travessão - 32,2mm
Morro do Coco - 10,2mm
Serrinha - 6mm.
Fotos: Rodrigo Silveira
Veja vídeo: 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS