Saúde reforça chamamento para vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação
- Atualizado em 16/08/2022 10:48
Divulgação
A baixa cobertura vacinal é a grande preocupação das autoridades em saúde que temem, como por exemplo, a reintrodução da Poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil. O assunto foi debatido na 33ª Reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 e Outras Doenças Emergentes e Reemergentes, nessa segunda-feira (15). Para bloquear essa possibilidade, Campos iniciou no último dia 8 as Campanhas contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente.

A imunização acontece de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30 às 16h, em 37 salas de vacinação distribuídas por todo o município. O atendimento é por livre demanda e, para ser vacinado, é necessário que pais e responsáveis legais apresentem a carteira de vacinação da criança ou adolescente, além dos documentos pessoais. Já no próximo sábado (20) será realizado o Dia “D” de mobilização nacional.

O secretário de Saúde, Paulo Hirano explica que estamos passando por um momento de negativismo à imunização, onde muitos pais deixaram de levar os filhos para completar o calendário de vacinação.

“Por conta da pandemia, de uma série de razões, tivemos uma queda muito significativa na procura pela vacinação, então estamos promovendo ações, inclusive, teremos o Dia D no dia 20, para o qual conclamamos todos os pais para levarem seus filhos para serem vacinados. Lembrar que a criança é levada, ela não tem a autonomia de ir ao posto e se vacina, então é obrigação moral, da família, dos pais de levá-los para serem imunizados. Imaginem se de repente tivermos o retorno da Poliomielite, que está eliminada no nosso país, por falta da vacina. Será uma irresponsabilidade muito grande dos pais se os filhos tiverem Poliomielite e, por isso, peço encarecidamente que levem os filhos para serem vacinados”, disse Hirano, destacando que Campos sempre teve a meta de vacinação acima da recomendada pelo Ministério da Saúde que é de 95%.

A queda na cobertura vacinal no Brasil vem ocorrendo desde 2015, segundo o infectologista e assessor técnico da Vigilância em Saúde, da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury. “Existem vários motivos pelos quais os números de vacinação caíram. Entre eles, podemos citar aqui a hesitação à vacinação, as fake News e a definição de estudiosos da vacina, no qual sou um amador, que são três C: confiança, complacência e conveniência”, completou.

Charbell explica ainda que a Pólio não foi erradicada do mundo. Ela foi erradicada na América e agora pode estar voltando. “Nossa preocupação principal é a presença do vírus e o retorno. Como hoje, a cobertura que tem de ser maior de 95% para fazer um escudo de proteção está em 70, 60 por cento, se a Pólio aparecer no Brasil vai pegar as crianças e fazer epidemia igual aconteceu com o sarampo em 2017 e 2018. Então, vacine seus filhos”, ponderou o infectologista.

O público-alvo da campanha contra a Poliomielite são as crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Há duas vacinas contra a poliomielite disponíveis no calendário de vacinação: a VOP (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular. “Os menores de 1 ano irão completar o esquema com três doses da vacina VIP. Já as crianças de 1 a 4 anos que já receberam as três doses, irão receber a dose extra com a VOP”, explica Charbell Kury.

Pela Multivacinação, que irá vacinar as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estarão disponíveis: Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela (catapora).

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.

Confira os postos de vacinação:

Centro de Saúde de Guarus (CSG)

Cidade da Criança (crianças de 6 anos, 11 meses e 29 dias)

Hospital São José

UBS Baleeira

UBS Eldorado

UBS Parque Prazeres

UBS Penha

UBS Poço Gordo

UBS Ponta Grossa dos Fidalgos

UBS Saturnino Braga

UBS Sentinela do Imbé

UBS Tocos

UBS Venda Nova

UBSF Aldeia

UBSF Conselheiro Josino

UBSF Custodópolis

UBSF Dores de Macabu

UBSF Felix Miranda

UBSF IPS

UBSF Jamil Ábido

UBSF Lagamar/Farol de São Tomé

UBSF Lagoa de Cima

UBSF Morangaba

UBSF Morro do Coco

UBSF Parque Imperial

UBSF Parque Rodoviário

UBSF Patronato São José

UBSF Ponta da Lama

UBSF Santa Cruz

UBSF Santa Maria

UBSF Santo Amaro

UBSF Santos Dumont

UBSF São Sebastião

UBSF Vila Nova

UPH de Santo Eduardo

UPH Travessão

UPH Ururaí
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS