Semana de Prevenção contra Incêndio e Pânico tem inscrição aberta para palestra
04/07/2022 17:29 - Atualizado em 04/07/2022 17:36
  •  Incêndio atinge boate Quatro Por Quatro no centro do Rio de Janeiro, bombeiros trabalham no local.

    Incêndio atinge boate Quatro Por Quatro no centro do Rio de Janeiro, bombeiros trabalham no local.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promove, desta segunda-feira (4) até o dia 8 de julho, a Semana de Prevenção contra Incêndio e Pânico (SemPrev 2022). Durante o projeto, que faz parte das comemorações do Dia do Bombeiro e do aniversário de 166 anos do CBMERJ, serão oferecidas, na modalidade de ensino a distância (EAD), palestras e atividades programadas. Para consolidar os conhecimentos serão disponibilizadas apostilas com as orientações dos profissionais do Corpo de Bombeiros.

- O principal objetivo da Semana de Prevenção é disseminar para o público externo conhecimentos básicos sobre incêndios, seus riscos e formas de prevenção, além de orientações para casos de emergência, incluindo noções de primeiros-socorros. Conscientizar a população que influencia diretamente na redução de acidentes e danos. O aprendizado pode, inclusive, ser o diferencial para salvar vidas - explicou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral da corporação - coronel Leandro Monteiro.

A Semana de Prevenção contra Incêndio e Pânico foi instituída pelo Decreto Federal 35.309, de 02 de abril de 1954, e atende à Lei Estadual 5.883, de 14 de janeiro de 2011.

Segundo o coronel Leandro Monteiro, a participação de toda a população é importante, mas um dos pontos fundamentais é a adesão de profissionais como porteiros, zeladores e síndicos.

- Esses profissionais, pelas próprias características do seu trabalho, são fundamentais para disseminar o conhecimento e ajudar a prevenir acidentes. Durante a SemPrev, vamos abordar diversas situações de risco potencial para população e as medidas para mitigar seus efeitos e, se possível, evitá-los.

Na programação também estão orientações sobre como minimizar as chances de acidentes domésticos e o que fazer para evitar inundações causadas pelas chuvas - destaca o comandante.

As inscrições podem ser feitas no site da corporação - https://semprev.cbmerj.rj.gov.br/

É preciso ser residente no território fluminense e ter 18 anos completos. As vagas são gratuitas e limitadas. Ao final do curso, o certificado será emitido no ambiente virtual pelo próprio participante.
Divulgação assessoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS