Dia D: Saúde vai atualizar caderneta de vacina de crianças e adolescentes neste sábado
30/06/2022 16:14 - Atualizado em 30/06/2022 17:50
Mais vacina, mais diversão! Esse é o tema do Dia D de mobilização municipal promovido da secretaria de Saúde, por meio da subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), que vai reunir promoção e prevenção à saúde das crianças e adolescentes, com atualização da caderneta de vacinação, além de atividades, das 9h às 14h deste sábado (2), no Jardim São Benedito.
Serão cinco horas dedicadas à atualização da caderneta das crianças de 2 meses até 11 anos completos e de adolescentes de 12 anos até 15 anos completos. São 15 tipos de imunizantes, entre eles a Tríplice Viral, que previne contra o sarampo, que será ampliada para crianças com até 12 anos. Também estarão disponíveis a 1ª e 2ª doses da vacina contra a Covid-19, Influenza, Rotavírus, Febre Amarela, Hepatite B, Pneumocócica 10, DTP, Penta, HPV, Meningocócica ACWY, Meningocócica C, Varicela, Poliomielite (VIP/VOP).
De acordo com o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde e infectologista, Rodrigo Carneiro, o objetivo do Dia D é ampliar a cobertura vacina, uma vez que o município ainda registra baixa adesão à vacinação do calendário de rotina da criança e do adolescente, assim como das campanhas contra o coronavírus e a gripe, iniciadas respectivamente em janeiro e abril deste ano.
— Lembramos que ainda há uma grande quantidade de crianças sem vacina para Influenza, coronavírus e sarampo. Contamos com a colaboração dos pais e responsáveis legais para que levem seus filhos até o Jardim São Benedito para receberem essas e outras vacinas do calendário de rotina — disse o subsecretário.
As crianças que forem vacinadas no Dia D também poderão participar de várias atividades lúdicas e se divertir no pula-pula, cama elástica, minhocão, além de interagir com Homem de Ferro, Mulher-Maravilha e Sonic. Também serão contemplados com pipoca e doação de livros infantis.
— Para a imunização das crianças dependemos da adesão dos pais e, por isso, conclamamos a população para aderir ao Dia D e levar seus filhos para atualização da caderneta de vacinação. Quem ama protege e nós, enquanto poder público, estamos fazendo a nossa parte que é oferecer a vacina e facilitar o acesso a ela. Estaremos esperando por vocês — reforça o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano.
É importante ressaltar que as crianças de 5 a 11 anos que tomaram qualquer uma das doses da vacina contra a Covid-19 deverão obedecer ao intervalo de 15 dias para receberem outra vacina do calendário básico.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS