Inverno chega, mas com temperaturas mais altas em Campos
22/06/2022 11:55 - Atualizado em 22/06/2022 16:23
Rodrigo Silveira
A estação mais fria do ano começou nessa terça-feira (21). Especialistas alertam que o período deve ser de atenção para as doenças respiratórias, já que temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções como gripe, resfriado, além da Covid-19. Permanência em espaços fechados e com pouca ventilação facilitam a transmissão dessas doenças, principalmente em crianças e idosos. O primeiro dia de inverno na planície goitacá, contudo, foi de temperatura amena, até um pouco mais quente do que os dias anteriores. A tendência para a região Sudeste do Brasil é de clima seco, podendo sofrer alterações com a chegada de frentes frias, mas sem perspectiva de temperaturas tão baixas quanto as registradas em maio, de acordo com especialistas.
Segundo o assessor técnico da secretaria municipal de Saúde de Campos, Charbell Kury, nesta época, muitas crianças e adultos ficam doentes, sobretudo gripados. Com o frio, é visível o aumento de quadros alérgicos como rinites, bronquites, asma, sinusites, além de pneumonias e gastroenterites.
O médico orienta aos pais quanto aos sintomas e propõe uma série de cuidados em casa, bem como um kit emergência que pode ser usado na própria residência, além de uma boa alimentação, com frutas, legumes e verduras e muita hidratação.
— Os cuidados podem começar em casa mesmo, com o uso de um nebulizador comum e um sugador nasal para retirar secreção após lavagem com soro. Lembrar que catarro verde em uma criança sem febre não é sinal de bactéria. Cerca de 70% das pneumonias são virais. Vômitos, diarreia e tosse são vírus”, informou Kury.
Em ambientes fechados, o contágio por vírus de transmissão respiratória é bem maior. “Todos devem manter o local ventilado, casa limpa e evitar tapetes, bichos de pelúcia e cortina de pano. Em casa de alérgicos, não usar vassoura para levantar poeira. Ao invés disso, preferir pano molhado com produtos alvejantes e limpar ventiladores e filtros de ar condicionado”.
Previsão — No primeiro dia de inverno, a temperatura em Campos oscilou entre 23° e 29°, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). A tendência ainda é de temperaturas altas na semana. Nesta quarta (22), a previsão é de mínima de 22°, com máxima de 30° em Campos, sem chuva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS