Campos realiza mais uma captação de órgão
30/06/2022 17:30 - Atualizado em 30/06/2022 19:58
Captação de órgãos em Campos (Arquivo)
Captação de órgãos em Campos (Arquivo) / César Ferreira - Subcom
A equipe do Programa Estadual de Transplantes voltou nesta quinta-feira (30) ao Hospital Ferreira Machado (HFM) para realizar a captação de um fígado, que vai beneficiar mais um paciente que aguarda na fila estadual. Somente neste ano, seis captações foram realizadas em Campos, que resultaram na doação de seis córneas, cinco fígados, dois rins, pele, tendões e ossos.
O fígado era de uma mulher de 40 anos, que residia no bairro Novo Horizonte e foi vítima de um acidente de moto, morrendo nesta quinta-feira, em decorrência de um trauma de crânio encefálico. “A autorização para a doação do órgão foi dada pela filha mais velha e o irmão da doadora à equipe do NF-Transplantes, que acionou a equipe estadual para o procedimento”, explicou o psicólogo Luiz Cosmelli.
No último dia 19, a família de uma mulher de 55 anos, que morava no Parque Saraiva, autorizou outra doação, quando foram captados o fígado e as córneas. “Aos poucos, as pessoas estão se conscientizando e ajudando a salvar a vida de pacientes que aguardam na fila”, afirmou Cosmelli.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Joseli Matias

    [email protected]