Estado tem 21 grandes projetos dentro do HUB Energético
- Atualizado em 19/11/2022 10:16
Reprodução
Artigo
*Cássio Coelho 
A vocação do Rio de Janeiro é gerar energia. Somos responsáveis por 77% da produção nacional de petróleo e 60% da produção nacional de gás natural. O Estado desponta para se consolidar como um HUB Energético e fortalecer as vocações naturais para o petróleo e gás natural, este último principalmente. O que se espera para o setor até 2027 é o mesmo apoio governamental que se viu entre 2021 e 2022.

Entre as prioridades estão o fortalecimento das cadeias de Gás Natural, com a atração de âncoras de consumo, como usinas termelétricas, para a região do Porto de Itaguaí, Gaslub (Itaboraí), Macaé e Porto do Açu (São João da Barra), e de serviços offshore, para receber o setor de geração de energia eólica offshore, em especial na região Norte Fluminense.

Outra prioridade é a elaboração de políticas públicas voltadas para a continuidade do crescimento dos projetos de geração de energia solar, em especial a geração distribuída e cogeração qualificada, em mix especial com o gás natural para grandes indústrias e comércios.

Podemos perceber a confiança que o empreendedor possui no Estado através da quantidade de empreendimentos de alto valor que estão sendo construídos e o que sua potência de geração representa.
Para além dos projetos da indústria de petróleo, temos 21 grandes empreendimentos em andamento no estado, sendo 9 projetos de eólica offshore, 4 projetos de usinas termelétricas, 1 projeto de usina nuclear e 7 projetos de geração hídrica.

Somados, estes projetos adicionam mais de 30GW de potência instalada e podem representar, se comissionados, investimentos de mais de USD 100 bilhões.

Vale ressaltar que a adição de toda esta potência instalada representa um acréscimo muito superior ao crescimento de consumo fluminense atual e possui potencial de tornar o estado um exportador líquido de energia, revertendo uma tendência histórica de importação de energia de outros entes da federação.
Além disso, com os projetos eólicos offshore podemos esperar um crescimento da oferta de hidrogênio e o desenvolvimento de uma cadeia totalmente nova em nível nacional. Com isso, o estado do Rio de Janeiro contribui efetivamente com os compromissos ambientais assumidos pelo governo brasileiros.
Em agosto, lançamos o Mapa do Potencial de Geração de Energia Renovável e Produção de Hidrogênio no Estado do Rio de Janeiro.

Elaborado pela secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, o Mapa apresenta o potencial de geração das fontes renováveis no estado (eólica, solar, biogás), o potencial de produção de hidrogênio, os projetos em andamento, as diretrizes do governo e as ações em estudo e desenvolvimento.

O Mapa é um passo importante para tornar o Rio destaque nacional de desenvolvimentos sustentáveis, pois traz um panorama das diferentes fontes de energia no estado e reúne informações importantes para empresas e investidores.

Temos hoje uma demanda crescente de empresas nacionais e internacionais do setor buscando informações sobre as oportunidades de investimentos no estado. O Mapa foi pensado nesse sentido, de consolidar e oferecer essas informações, dando oportunidade para a implantação de projetos de geração de energia limpa e renovável que irão gerar emprego e renda para a população.

O documento, lançado durante o seminário Energias Renováveis no Rio de Janeiro, será atualizado mensalmente, sendo implementado, aos poucos, com novas informações.
*Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS