No centenário de Darcy Ribeiro, Uenf inaugura grafite com Darcy, Brizola e Niemeyer
Matheus Berriel 26/10/2022 13:50 - Atualizado em 26/10/2022 16:14
Painel foi inaugurado nesta quarta
Painel foi inaugurado nesta quarta / Foto: Rodrigo Silveira
No dia em que o antropólogo Darcy Ribeiro completaria 100 anos, na última quarta-feira (26), um painel de grafite com o seu rosto foi inaugurado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), que leva o seu nome, em Campos. Além do idealizador da instituição, também são homenageados na arte o ex-governador Leonel Brizola e o arquiteto Oscar Niemeyer, que integraram o trio fundador da Uenf junto a Darcy.
O desenho do painel foi desenvolvido pelo ilustrador Breno Medeiros, bolsista do projeto de extensão Rede Uenf Social. Já o grafite teve como autores o próprio Breno e o artista Andinho IDE, importante nome da arte urbana na planície goitacá. Com 22 metros de largura e 2,6 metros de altura, o painel foi feito em cinco dias. Ele fica localizado em frente ao prédio da Reitoria da Uenf, no campus principal.
— Eu me sinto muito realizado, pois a Uenf é muito especial para mim. Fiz pré-vestibular aqui e retornei para cá como estagiário da assessoria de comunicação (Ascom), e agora, bolsista em design gráfico. Tenho um orgulho muito especial por esse trabalho. Tudo começou com um desenho encomendado para o outdoor dos 100 anos do Darcy, que evoluiu para esse lindo mural com os grandes Niemeyer, Darcy e Brizola — comenta Breno Medeiros.
Além de parceiros no trabalho, Breno e Andinho também são, inclusive, colegas de turma de design gráfico no Instituto Federal Fluminense.
— Com a ajuda dele, eu consegui, pela primeira vez, transpor a minha arte para uma escala muito maior do que uma folha de papel ou a tela do celular — enfatiza Breno.
Com grandes artes na carreira, entre elas parte do maior painel vertical de grafite do interior do Rio de Janeiro, no conjunto habitacional Pombal, em Campos, Andinho Ide também vê o painel da Uenf como especial.
— Estou realizado em fazer parte de um “trampo” desses e poder retratar essas personalidades tão importantes da história aqui na Uenf — destaca ele.
Inaugurada em 1993, a Uenf começou a ser pensada em 1991, quando o então governador Leonel Brizola delegou ao professor, sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro a tarefa de conceber o modelo e coordenar a implantação da nova universidade. A parte arquitetônica a ficou a cargo de Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura moderna. Darcy cercou-se de pensadores e pesquisadores renomados para elaborar o projeto, apresentado como a “Universidade do Terceiro Milênio’” Inclusive, previu a presença da Uenf em Macaé, onde viriam a ser implantados os Laboratórios de Engenharia e Exploração do Petróleo (Lenep) e de Meteorologia (Lamet).
Breno e Andinho durante a confecção do painel
Breno e Andinho durante a confecção do painel / Foto: Clara Freitas/Ascom Uenf
Painel foi inaugurado nesta quarta
Painel foi inaugurado nesta quarta / Foto: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS