Feira de Oportunidades para estudantes e empresas
- Atualizado em 13/08/2022 08:31
Lançamento da Feira de Oportunidades
Lançamento da Feira de Oportunidades / Divulgação - Firjan
Pelo menos 20 empresas já têm presença confirmada na quinta edição da Feira de Oportunidades, a ser realizada nos dias 4 e 5 de outubro, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano, com expectativa de atrair 40 mil pessoas. Uma das companhias que vão participar do evento, a VerTV afirma que a Feira se configura como uma via de mão dupla, com oportunidades para os estudantes e para as empresas.
Gerente operacional da VerTV, Lenimar Soares destaca que a Feira é um espaço onde esses jovens poderão conhecer a empresa, a tecnologia utilizada e, ainda, enviar seus currículos para preencher futuras vagas, não só na VerTV, mas também em outras empresas que vão participar do evento, como as companhias instaladas no Porto do Açu.
— O aluno é um tesouro, é o futuro. Temos que incentivar e dar oportunidade a esses jovens. Na VerTV, as oportunidades são oferecidas a eles enquanto ainda estão estudando, por meio de estágios. E costumamos valorizar os que se destacam, que acabam sendo contratados e crescem dentro da companhia — disse Lenimar.
Entretanto, o gerente operacional reconhece que a Feira também é positiva para a empresa, que, por meio dela, consegue ter contato com esses alunos e identificar habilidades e contratar mão de obra com potencial. Para as empresas participantes, o evento promove, ainda, uma grande visibilidade.
— A empresa ganha muito mais visibilidade, por estar ali presente com os alunos, professores, diretores, outros empresários e a população em geral. Então, também é uma forma de apresentarmos nosso trabalho e nossos serviços, estarmos mais perto dos clientes e potenciais clientes. É uma via de mão dupla. Um ajuda o outro — afirmou Lenimar.
De acordo com ele, por trabalhar com tecnologia, a VerTV absorve muito a mão de obra do Instituto Federal Fluminense (IFF). “A maior parte do nosso quadro técnico vem do IFF,com quem temos parceria. Eu, inclusive, fui aluno e o dono da empresa foi professor da instituição”.
A Feira de Oportunidades, lançada pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), tem o objetivo de reunir empresas e instituições de ensino da região para que, em contato direto com estudantes, egressos e comunidade, possam articular e gerar oportunidades para o mundo do trabalho. Durante o evento, as empresas da região poderão apresentar sua área de atuação e seu plano de contratações para que estudantes e profissionais possam vislumbrar as oportunidades oferecidas para o trabalho.
Entre as ações a serem realizadas estão palestras técnicas e estandes para exposição, além de apresentação das instituições de ensino em cerca de mil metros quadrados de área coberta e um auditório com capacidade para 250 pessoas. “A nossa expectativa é que a Feira de Oportunidades consiga reunir empresas que atuam na região e estudantes, tanto do ensino superior como do ensino profissional e tecnológico de nível médio e estudantes que ainda estão fazendo o ensino fundamental. Nós queremos apresentar as possibilidades para esses estudantes, fazer conexões e criar parcerias e oportunidades”, afirmou a pró-reitora de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do Instituto Federal Fluminense (IFF), Cátia Cristina Viana.
— Oportunizar é uma ação de trazer esperança para nossa região, país e nas vidas das pessoas. As empresas com quem conversamos afirmam que estão voltando a contratar, e com o engajamento que estamos percebendo, podemos afirmar que esta edição será a maior de todas as feiras — ressaltou o presidente do Fidesc e reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Campos, Firjan, Sebrae-RJ, Sicoob Fluminense, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ), Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-RJ), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos, Águas do Paraíba e o Grupo Folha de Comunicação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Joseli Matias

    [email protected]