Gravado em Campos, filme 'Faroeste Cabrunco' tem pré-estreia nesta quarta na Uenf
Matheus Berriel 07/03/2022 18:34 - Atualizado em 08/03/2022 14:09
Tonico Pereira durante gravação de 'Faroeste Cabrunco'
Tonico Pereira durante gravação de 'Faroeste Cabrunco' / Foto: Divulgação
Gravado em Campos e contando com diretor e atores campistas, entre eles o renomado Tonico Pereira, o curta-metragem “Faroeste Cabrunco” terá sua pré-estreia nesta quarta-feira (9), no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Estão confirmadas três sessões, às 20h, 20h40 e 21h20, com entrada gratuita. A duração do filme é de 25 minutos. Senhas podem ser retiradas antecipadamente na própria sala de cinema da Uenf, das 13h às 14h e das 17h às 20h, também havendo possibilidade de reserva pelo e-mail [email protected].
— Recebi o convite da professora Priscila Castro para fazer sessões presenciais, seguindo todos os protocolos de biossegurança, no Cine Darcy. A exibição do filme marca o retorno do cineclube de maneira presencial, e isso é uma honra para a gente — afirma o diretor de “Faroeste Cabrunco”, Victor van Ralse. — Particularmente, eu fiquei muito feliz, porque (2022) é o centenário de Darcy Ribeiro, e é sabido da sua vontade de que a Uenf tivesse uma escola de cinema, que a gente tivesse um cinema local, formando pessoas com DNA brasileiro para o mundo. Portanto, é só felicidade — enfatiza.
Devido à pandemia da Covid-19, o público em cada sessão será limitado a 60 pessoas.
— Eu peço para quem puder ir que chegue cedo, leve sua máscara e álcool gel. Em cada sessão, são 25 minutos que representam o trabalho de mais de 30 pessoas diretamente, com três meses de preparação e finalização, e um pouco da arte da nossa região. Tenho que agradecer à cobertura da imprensa, aos seguidores do perfil no Instagram, às pessoas que estão nos dando apoio e, claro, ao Fundo Municipal de Cultura (Funcultura), por promover o edital em que nós e vários outros artistas locais fomos contemplados — enfatiza Victor van Halse.
Segundo o diretor, chegou a ser estudada a possibilidade de o ator Tonico Pereira marcar presença na pré-estreia, mas a sua vinda não será possível. “Ele estava super afim de vir, mas eu não consegui levantar a verba necessária com os empresários locais para trazê-lo”, lamenta Victor.
O diretor de “Faroeste Cabrunco” trabalha para que o curta-metragem possa ser exibido nos cinemas em Campos, e para isso conta com apoio do público. “Marquem os cinemas locais nas postagens do filme e nas redes. Quando o povo se junta, consegue muito mais. Inclusive, é disso que se trata a trama do filme”, acrescenta ele. Após o possível lançamento oficial nas telonas, o curta-metragem será incluído no streaming, ainda sem definição de data e das plataformas.
Protagonizado por Tonico Pereira e Renato Filho, “Faroeste Cabrunco” é um western com gravações realizadas de 28 a 30 de janeiro, em Campos. As cenas principais acontecem no Mosteiro de São Bento, no Haras Kai Kai e na praça do Santíssimo Salvador.
Leia também:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS