Campos com programação durante todo o mês para homenagear as mulheres
- Atualizado em 06/03/2022 13:58
A Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista estão concluindo a programação pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março.
As atividades serão realizadas em várias datas este mês e, abrindo a programação, homenagens serão realizadas na terça-feira (08), na sede da secretaria e do Ceam, das 9 às 12h. Às 13h, a ação será no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop) e, às 15h, no Educandário dos Cegos São José Operário.
- O dia 8 de março é uma data que simboliza a luta da mulher em vários aspectos. Vamos abrir a programação com homenagens e muita conscientização sobre os direitos, a conquista do espaço ao longo do tempo e a luta da mulher no enfrentamento à violência. Teremos várias atividades durante o mês e, entre elas, essa em parceria com o Sesc-Campos. Infelizmente, as mulheres ainda fazem parte de uma triste e crescente estatística de violência. É triste, mas os casos de diferentes tipos de violência, incluindo o feminicídio, são crescentes e todos precisam denunciar porque lugar de mulher é onde ela quiser - adianta a subsecretária Josiane Viana.
A Subsecretaria também firmou parceria com o Sesc RJ para uma agenda anual de atividades pela mulher. As atividades começam este mês e uma parte delas será desenvolvida na unidade Sesc Campos. Uma reunião foi realizada no dia 25 de fevereiro, com a participação da subsecretária; da analista de projetos sociais, Gisele do Nascimento; a gerente da unidade Sesc Campos, Débora Magalhães; o analista de Esportes, Raphael Pedra; a advogada do Ceam, Cristiane Figueira; a gerente de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Cabral, e a gerente psicossocial, Gabriela Schott. Entre as atividades, realizada durante o mês, estão rodas de conversa, orientações e panfletagem.
Campos ganhou em 2021 importantes equipamentos de políticas públicas para garantia dos direitos das mulheres em situação de violência. Além da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, criada pelo prefeito Wladimir Garotinho no início do ano passado, também foi inaugurado em setembro o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Mercedes Baptista, porta de entrada para atender mulheres em situação de violência. O Ceam completa a rede de enfrentamento e combate à violência contra a mulher e meninas no município por ser um centro especializado, que vai contar com atendimento interdisciplinar com psicóloga, assistente social, assistência jurídica, além de orientação e informação.
A atual gestão vem fortalecendo a luta pelos direitos das mulheres e ampliando a rede de proteção. Além de ter criado uma subsecretaria específica, também foi instituído no município o Dia Laranja, que lembra a luta contra a violência contra as mulheres e meninas no dia 25 de cada mês. Campos também conta com a Casa Benta Pereira, que acolhe mulheres em situação de risco pelo agressor; o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam); os núcleos do Centro de Referência Especializado em Serviço Social (Creas); e a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, além de Promotoria de Justiça e Defensoria Pública.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS