Marcelo Sampaio apresenta documentários sobre Euclides da Cunha e Edeor de Paula no Cineclube Goitacá
Matheus Berriel - Atualizado em 07/12/2021 19:58
Após ter as suas atividades retomadas na última quarta-feira (1º), encerrando uma paralisação que durava desde o início da pandemia da Covid-19, o Cineclube Goitacá segue com a sua programação nesta quarta (8). O apresentador da noite será o professor, pesquisador e cinéfilo Marcelo Sampaio, a partir das 19h, em jornada dupla no Oráculo Espaço do Saber. Foram escolhidos como atrações os documentários “Os sertões - trilhas e travessias”, que aborda o período em que o jornalista e escritor Euclides da Cunha morou em São Fidélis, ainda na infância, e “Edeor de Paula - Etnografia de um sambista: Dos Sertões ao Paraíso Perdido das Amazonas”, sobre o compositor do samba-enredo de 1976 da Em Cima da Hora, que tem a Guerra de Canudos como tema central.
— Para comemorar o retorno do Cineclube Goitacá, escolhi exibir, na minha primeira quarta-feira, o documentário “Edeor de Paula - Etnografia de um sambista: Dos Sertões ao Paraíso Perdido das Amazonas”, dirigido pelo cineasta campista Noilton Nunes, que participará ao vivo, através de uma chamada de vídeo, logo depois da exibição. Trata-se de uma merecida homenagem ao compositor do antológico samba-enredo de 1976 da escola de samba carioca Em Cima da Hora, inspirado no livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha — afirma Marcelo Sampaio.
— Antes, para abrir a noite, vou apresentar o vídeo “Os sertões - trilhas e travessias” feito por alunos secundaristas do Colégio Centro de Estudos (pH Sistema de Ensino). Nele, com direção cênica do professor Ely Corrêa, são contados, de forma muito interessante, os principais fatos da vida do escritor Euclides da Cunha, autor do livro que é um verdadeiro marco na literatura brasileira — complementa o apresentador.
Com espaço para cerca de 30 pessoas, a mini sala de cinema do Espaço Oráculo do Saber funciona na sala 507 do edifício Medical Center, à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro de Campos. Entrada gratuita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS