Movimento Companhia de Dança apresenta espetáculo 'Barakah' em Campos neste fim de semana
Matheus Berriel - Atualizado em 02/12/2021 16:55
Cena do espetáculo de dança
Cena do espetáculo de dança "Barakah' / Divulgação
Após estrear em agosto no Rio de Janeiro, durante a Mostra Novos Olhares Coreográficos, no Teatro João Caetano, o espetáculo “Barakah”, da Movimento Companhia de Dança, chega a Campos neste fim de semana. Duas apresentações serão feitas no Teatro Salesiano, sábado (4) e domingo (5), ambas marcadas para as 20h. O ingresso custa R$ 40, com 40% de desconto (R$ 24) para quem preencher um formulário disponibilizado no endereço eletrônico forms.gle/UyDwrbyWUXP8gc9o8.
Inspirado no documentário “Baraka”, de 1992, que teve direção do estadunidense Ron Fricke, o espetáculo é protagonizado pelos dançarinos Allan Conceição, Lucas Ribeiro, Maurício Arêas, Monique Azeredo, Sabrine Magalhães, Thaiani Machado e Thainá Felizardo. Interagindo entre si e com os objetos cênicos, eles levam ao público mensagens de doação de energia, bênção e amor (tanto amor próprio quanto ao próximo).
— Eu estava fazendo um retiro de silêncio, que fazia parte de uma atividade proposta por meu professor do curso de instrutores de yoga. Nesse retiro, uma das atividades era assistir ao documentário “Baraka”. Não sei se por estar em retiro ou se somente pela força do documentário, mas de certo é que fiquei muito tocado com o tema e fui pesquisar e me aprofundar no assunto — explica Maurício Arêas, que assina as direções geral e artística de “Barakah”, além da coreografia, cenografia e do figurino.
— Depois de muito pesquisar, vi que a palavra árabe “Barakah” significa bênção ou bênção divina. Há duas grafias, com o h no final e sem, mas as duas tinham o mesmo sentido. E, me aprofundando mais na pesquisa, aprendi que Barakah era sobre transmitir ao outro aquilo que você recebeu do divino, algo sagrado que você recebeu e que pode transmitir. Num contexto mais espiritual, somente os lideres poderiam fazer esta transmissão, mas existem textos que falam sobre o Bar Barakah, onde os pais abençoam os seus filhos para que eles se tornem adultos e sigam as suas tradições. Então, o espetáculo gira nesta atmosfera. Tudo isso me serviu de muita inspiração para criar as coreografias, e os bailarinos da companhia contribuíram muito com as suas personalidades e com a maneira de encarar o tema — complementa Maurício.
Fundada em 2015 e sediada em Campos, a Movimento Companhia de Dança tem entre os seus trabalhos os espetáculos “Cárcere” (2020), “Flicts” (2019), “Tempos líquidos” (2019), “Dogmas” (2018), “Quatre” (2017), “Artigo 5º” (2016) e “Vencer” (2015). Devido ao prêmio de melhor conjunto de dança contemporânea adulta recebido no Festival MoviRio de 2019, pela coreografia “Medo”, a companhia foi convidada a apresentar ”Barakah” na Mostra Novos Olhares Coreográficos. Agora, a missão é reproduzir na cidade natal o trabalho originalmente apresentado no Rio.
— Minha expectativa para a nossa curta temporada em Campos dos Goytacazes está bem elevada. Aqui é onde já temos nossas raízes e temos nossa plateia já cativada. Penso que estamos num momento de retomada das atividades culturais aqui em nossa cidade, e “Barakah” traz uma reflexão sobre um tema muito atual, que é o quanto a nossa energia pode atingir o outro, seja para o bem ou para o mal. Acredito que esta temática sobre a cultura do cancelamento, sobre troca de energias, sobre luz interior é super pertinente de ser trazida à reflexão agora. E este trabalho da Movimento Companhia de Dança faz isso de forma muito poética e cuidadosa. O espetáculo não propõe uma solução para estes problemas, mas coloca, sob a luz dos nossos olhares, que esta situação existe e que devemos nos atentar a isso — enfatiza Maurício Arêas.
Além do diretor geral, a ficha técnica de “Barakah” também inclui direção executiva de Jéssica Alves, iluminação de Douglas Fernandes, fotografia de Cristiano França e filmagem de Rhuan Gabriel.
Cena do espetáculo de dança
Cena do espetáculo de dança "Barakah' / Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS