Após quase dois anos parado, Cineclube Goitacá retoma atividades nesta quarta-feira
Matheus Berriel - Atualizado em 01/12/2021 09:31
Filme 'Relatos do mundo' é estrelado por Tom Hanks e Helena Zengel
Filme 'Relatos do mundo' é estrelado por Tom Hanks e Helena Zengel / Divulgação
Com sessões paralisadas desde 11 de dezembro de 2019, quando chegou ao fim aquela temporada, o Cineclube Goitacá retoma nesta quarta-feira (1º) as suas atividades, encerrando a pausa de quase dois anos forçada pela pandemia da Covid-19. O responsável por apresentar o filme deste retorno é o psicanalista e cinéfilo Luiz Fernando Sardinha, administrador do Espaço Oráculo do Saber, onde acontecem os encontros todas às quartas-feiras, sempre a partir das 19h. Como atração, Sardinha escolheu o filme “Relatos do mundo”, lançado no ano passado, com direção de Paul Greengrass.
— É um grande prazer a gente poder estar retornando. Eu gosto muito do “Mito da Caverna”, de Platão, e é como se nós estivéssemos ressurgindo das sombras; buscando solos na cultura, na arte, em nosso caso específico no Cineclube Goitacá. Buscando sair um pouco dessa maré de quase dois anos de pandemia e reabrir o Oráculo para assistirmos a um bom filme, podermos fazer aquele debate tranquilo que a gente faz, sobre assuntos importantes, e receber os nossos acompanhantes de muitos anos do Cineclube, que estão ansiosos para voltar. Nós vamos voltar seguindo os protocolos científicos, porque acreditamos muito na ciência e na cultura como formas de evolução e manutenção da nossa espécie — afirma Luiz Fernando Sardinha.
Quem comparecer ao Oráculo Espaço do Saber nesta quarta vai assistir a um drama com cenas de ação, tendo o ator Tom Hanks no papel principal.
— “Relatos do mundo” é um filme que vai nos dizer muito com relação à situação do ser humano na sociedade. A história se passa em 1870, após a guerra civil dos Estados Unidos. É a história de um capitão, um ex-combatente, estrelado por Tom Hanks, que se depara numa situação inusitada ao encontrar um ambiente hostil no pós-guerra. E ele passa, então, a não poder ou não querer voltar à sua cidade, porque ficou viúvo, a esposa morreu. E ele caminha nas cidades do Oeste americano lendo jornais para grupos. Era um momento muito difícil por que passava os Estados Unidos. E, nessas caminhadas, ele se depara com uma menina que foi criada por índios e que teve os pais assassinados. Essa criança fica abandonada, porque a tribo indígena foi dizimada, e ele se sente na obrigação de dar um amparo a essa ela. É uma história bem interessante, bem profunda, de relacionamento interpessoal, e acho que vai fazer com que a gente tenha um debate bem legal — comenta Sardinha.
Com espaço para cerca de 30 pessoas, a mini sala de cinema do Espaço Oráculo do Saber funciona na sala 507 do edifício Medical Center, à esquina das ruas Conselheiro Otaviano e 13 de Maio, no Centro de Campos. Entrada gratuita.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS