Cemitérios prontos para Dia de Finados
30/10/2021 08:35 - Atualizado em 30/10/2021 09:12
  • Campo da Paz preparado (Foto: Rodrigo Silveira)

    Campo da Paz preparado (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Serviços de manutenção no Caju (Foto: Rodrigo Silveira)

    Serviços de manutenção no Caju (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Serviços de manutenção no Caju (Foto: Rodrigo Silveira)

    Serviços de manutenção no Caju (Foto: Rodrigo Silveira)

  • Serviços de manutenção no Caju (Foto: Rodrigo Silveira)

    Serviços de manutenção no Caju (Foto: Rodrigo Silveira)

Os 25 cemitérios em Campos já estão prontos para a visitação no Dia de Finados, na próxima terça-feira (2). A expectativa é de que 30 mil pessoas passem pelo Caju e mais 1 mil em cada cemitério do interior do município, além dos 20 mil visitantes esperados pelo Campo da Paz.
Nos cemitérios públicos, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) já preparou os espaços para a visitação. Foram reconstruídos muros e realizados serviços de capina, reboco e pintura. Segundo a Codemca, os trabalhos realizados contemplam, principalmente, cemitérios de maior movimentação, a exemplo do Caju, que é o maior do estado do Rio, com 42 quadras de jazigos e mais de 40 mil sepulturas.
No Caju, além do serviço de jardinagem, a Gerência de Cemitérios da Codemca recuperou o sistema de iluminação do cruzeiro na alameda principal e construiu um muro, que, há vários anos, havia caído, além de capinar e reformar com reboco e pintura diversos trechos dos demais muros.
As reformas contemplaram, ainda, os cemitérios de Murundu, Palmares, Santa Bárbara, Santo Amaro, Santo Eduardo, Travessão, Conselheiro Josino, São Sebastião, Córrego Fundo e de Lagoa de Cima.
De acordo com a Prefeitura, no Dia de Finados, haverá reforço no atendimento à população, com pessoas para orientar os visitantes sobre locais das sepulturas, orientação jurídica para legalização de documentos, acompanhamento para vistoria dos túmulos e reforço na segurança com a Guarda Municipal. Os cemitérios vão funcionar das 9h às 17h.
O Campos da Paz também já está preparado para receber as pessoas que visitarão os 12.150 túmulos no local. “Funcionaremos das 7h às 18h30 com 35 funcionários para atender a população, respeitando todos os protocolos sanitários. Na data, não haverá missas nem cultos no cemitério. Uma missa será celebrada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no IPS, às 8h”, disse a atendente administrativa do Campos da Paz, Rosa Miranda.
Venda de flores — Foram cadastrados 166 vendedores ambulantes de flores e velas para atuar no Caju, Alberto Sampaio, Santo Amaro, Goitacazes, São Sebastião Mosteiro São Bento e Campo da Paz.
Na Praça 5 de Julho, ficarão seis caminhões para a venda de flores tradicionalmente vindas de Friburgo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS