Igreja Matriz de São Fidélis será elevada à categoria de santuário em 2022
Matheus Berriel - Atualizado em 28/10/2021 16:26
Igreja Matriz de São Fidélis
Igreja Matriz de São Fidélis / Foto: Matheus Berriel
Em 24 de abril de 2022, quando serão completados 400 anos da morte de São Fidélis de Sigmaringa, a Igreja Matriz de São Fidélis será elevada à condição de santuário. A informação foi confirmada pelo bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, e pelo pároco Maxwell Santos de Almeida.
— Nos 400 anos do martírio de São Fidélis, é importante elevar a Matriz de São Fidélis à dignidade de santuário, sendo uma referência deste santo e da importância das causas que ele assumiu: a catequese, o diálogo com os afastados, a Pastoral do Retorno, a nova evangelização em si — afirma Dom Roberto Francisco.
Segundo o bispo da Diocese de Campos, que também abrange o município de São Fidélis, a elevação a santuário tem significados simbólicos dentro da tradição católica.
— Primeiro, um santuário é lugar de memória de acontecimentos ligados a ele. Por exemplo, a memória justamente de São Fidélis de Sigmaringa. Esta é uma das poucas paróquias que guardam essa memória importante para o diálogo ecumênico. Há uma importância de partilhar a fé e buscar a unidade dos cristãos. Além disso, o santuário é um lugar de evangelização do povo peregrino que vai conhecer essa memória, procura a intercessão do santo e procura viver a fé cristã com esta referência. Ainda, o santuário é o lugar da graça, do sacramento, o lugar do retorno de muitos católicos que estavam afastados. E não podemos deixar de sublinhar a importância do santuário como experiência de romaria, de peregrinação de fé, experiência de sair do conforto de casa para assinar uma busca de Deus, uma busca de sentido. O santuário é o lar da vivência cristã e da devoção, entendendo a devoção como aquilo que nos lembra a Páscoa de Cristo e a plenitude, isto é, buscar a santidade, buscar a inteireza que todo ser humano tem — enfatiza Dom Roberto.
Para o padre Maxwell Santos de Almeida, a elevação da Matriz de São Fidélis a santuário pode ter reflexos, inclusive, no turismo da cidade.
— Quando nós falamos em santuário, pensamos logo no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde diversas pessoas vão fazer as suas promessas, seus pedidos a Deus por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, e também vão agradecer pelas graças alcançadas por sua intercessão. Assim é o que vai acontecer com a Igreja Matriz a partir do dia 24 de abril de 2022, quando seremos elevados à condição de santuário. Devido ao período da Festa de São Fidélis, nós recebemos muitos peregrinos, muitos fidelenses ausentes, pessoas que vêm participar do novenário e dos festejos em honra ao nosso santo mártir padroeiro — destaca o pároco.
O padroeiro — Originalmente batizado como Markus Rey, São Fidélis nasceu em 1577, na cidade alemã de Sigmaringa. Filósofo e advogado, renunciou a vida profissional para se dedicar à fé cristã, seguindo a ordem dos Capuchinhos. O nome “Fidélis”, inclusive, tem relação com a sua fidelidade a Deus. Após estudar teologia e ser ordenado presbítero, foi enviado à Suíça, onde se notabilizou pelas pregações durante as campanhas da Contra-Reforma.
— São Fidélis foi martirizado no dia 24 de abril de 1622, pelos calvinistas camponeses da época. Era um período difícil, o tempo da Reforma Protestante e da Contra-Reforma. Depois do seu martírio, houve um tempo de paz, os conflitos cessaram nas regiões próximas a Sigmaringa devido à sua morte. Ele recebeu uma coronhada na cabeça e, depois, muitos golpes de punhalada. E a última oração que São Fidélis fez foi: “Meu Deus, tenha piedade de mim. Maria, minha mãe, me ajude” — relata o padre Maxwell: — Após a sua morte, houve muitas conversões, muitas pessoas se aproximaram da Igreja, da fé católica, e até os conflitos entre calvinistas e católicos cessaram, graças à sua oferta a Deus como o Cristo. Então, o sangue derramado de São Fidélis pela Igreja, por Jesus, pelos cristãos, não foi em vão, mas teve um grande valor: o valor da reconstituição da paz, da conversão de muitos fiéis.
A igreja — Idealizada pelos frades capuchinhos Frei Vitório de Cambiasca e Frei Ângelo Maria de Luca, fundadores da cidade de São Fidélis, junto ao Frei Thomaz de Castelo, a Igreja Matriz teve a sua pedra fundamental lançada em 8 de setembro de 1799 e foi inaugurada a 23 de abril de 1809, tendo atualmente 212 anos. Com estilo arquitetônico eclético, a igreja possui traços barrocos, neoclássicos e românticos, tendo diversas pinturas religiosas no teto. Abriga em seu subsolo um túnel com catacumbas. Desde 2002, a Matriz é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Está localizada ao lado da praça Guilherme Tito de Azevedo e defronte ao rio Paraíba do Sul, no Centro da Cidade Poema. Em seu entorno acontece a tradicional Festa de São Fidélis, realizada desde 1781, quando Frei Vitório e Frei Ângelo chegaram ao território, então pertencente a Campos.
Igreja Matriz de São Fidélis
Igreja Matriz de São Fidélis / Foto: Matheus Berriel

ÚLTIMAS NOTÍCIAS