Campos realiza Conferência Municipal de Saúde: "Realidade do SUS Pós-Pandemia"
27/10/2021 19:00 - Atualizado em 27/10/2021 19:03
Com a participação de entidades ligadas à área da Saúde, gestores, prestadores de serviços e movimentos sociais organizados, foi realizada em Campos, nesta quarta-feira (27), a 8ª Conferência Municipal de Saúde. A solenidade de abertura aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e contou com a presença do vice-prefeito Frederico Paes e do secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano.
Também estiveram presentes o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Adelsir Barreto, o vice-presidente da FMS, Arthur Borges, o superintendente do Hospital Geral de Guarus (HGG), Vitor Mussy, o diretor geral da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Cléber Glória, o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edgar Andrade, e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Uenf, Olney Vieira da Motta, entre outras autoridades.
O tema da Conferência, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, foi “Realidade do SUS Pós-Pandemia”. O evento teve por objetivo avaliar a situação da saúde no município, elaboração de propostas a partir das necessidades de saúde e construção das diretrizes do Plano Municipal de Saúde dos próximos 4 anos (2022-2025).
No discurso de abertura, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou a importância da ciência, que vem contribuindo de diversas maneiras para o enfrentamento da pandemia. “A ciência avançou. Ressalto aqui a estratégia acertada que a equipe da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav) adotou em relação à vacinação contra a Covid-19. Vacinamos 90,02% da população elegível com 12 anos ou mais com uma dose e 68,02% com duas doses ou dose única”, disse o secretário.
O vice-prefeito Frederico Paes agradeceu o apoio da Uenf e destacou o importante papel que a universidade tem exercido ao longo dos anos. “Eu e o prefeito Wladimir fomos eleitos defendendo a reconstrução da saúde pública de Campos, abandonada pela gestão passada. A Uenf é o melhor local para uma Conferência como essa, pois é um banco de mentes, parceira do município e celeiro da Ciência, tão fundamental para a saúde”, disse Frederico.
Ele relatou ainda a situação caótica em que a atual gestão encontrou a Prefeitura. “Unidades de saúde fechadas, hospitais contratualizados sem receber há um ano e sem estrutura mínima para atendimento à população, que é quem mais precisa. Com gestão, diálogo e trabalho em equipe de nossos servidores e colaboradores, parceria com os Governos Federal e Estadual, estamos trabalhando para fazer uma saúde melhor. Acreditamos no SUS e na sua capacidade de oferecer assistência. Viva o SUS, viva a Ciência”, destacou Frederico Paes.
Durante a Conferência foram ministradas três palestras, sendo a primeira delas online. Do Rio de Janeiro, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e diretor médico do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho /UFRJ, Alberto Chebabo, abordou a questão da “Assistência Integral à Saúde Pós-Pandemia”.
Ainda pela manhã, o mestre em Microbiologia e doutor em Biociências e Biotecnologia pela Uenf, Milton Kanashiro, falou sobre “Vacinas: componentes fundamentais de programas de saúde pública”. O terceiro palestrante foi o diretor geral da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Cléber Glória Silva, que abordou o tema “Financiamento do SUS Pós-Pandemia”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS