Produtores culturais de Campos participam de curso preparatório para editais da Lei Aldir Blanc
- Atualizado em 19/10/2021 18:24
Professor Roberto Silva comandou aula inaugural
Professor Roberto Silva comandou aula inaugural / Foto: Antônio Filho/Divulgação
Aconteceu na segunda (17) e nessa terça-feira (18), no Teatro Municipal Trianon, o curso “Transformando sua ideia em projeto”, preparatório para editais com recursos da Lei Aldir Blanc. Com aulas do professor Roberto Silva no primeiro módulo e de Aline Viana no segundo, o curso foi oferecido gratuitamente pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), através da diretoria executiva das Artes e Culturas, via gerência de Formação em Arte e Cultura. A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, abriu o encontro, que reuniu mais de 300 produtores culturais do município na plateia Dom Américo apenas no primeiro dia.
— A FCJOL segue investindo no oferecimento de qualificação aos nossos profissionais da cultura. Este curso, ministrado pelos professores Aline Viana e Roberto Silva, visa ampliar a qualificação de cada um de vocês, justamente para que consigam êxito na criação dos projetos para editais da Lei Aldir Blanc. Campos lançou, no último dia 13, três novos editais, e queremos ver o máximo possível de fazedores e fazedoras de cultura contemplados — disse Auxiliadora Freitas.
Durante a aula inaugural, o professor Roberto Silva enfatizou a importância que cada profissional deve dar ao trabalho que desenvolve.
— O mais importante é transformar a ideia de vocês em um projeto cultural consistente. Independe de resultado, vocês são fazedores de cultura e, munidos do talento, estão dando passadas largas para o desenvolvimento de seus projetos. No momento da elaboração do projeto, definir as estratégias é fundamental, e constituir equipe é muito importante, principalmente com técnicos especializados nas demandas de sua ideia — aconselhou.
O curso fez parte do programa “Culture, Campos — com horizonte!”, através do eixo Programa de Formação em Cultura, Saberes Culturais (ProFoC), que visa dispor de diversos instrumentos de formação em arte e cultura que proporcionem aos produtores culturais o conhecimento de saberes necessários para sua autonomia na elaboração, gestão e execução dos seus projetos artístico-culturais. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS