Atenção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual
Joseli Matias 15/10/2021 19:08 - Atualizado em 16/10/2021 11:29
Divulgação
O município de Campos ganhou nesta semana um Centro de Atendimento ao Adolescente e à Criança Vítimas de Violência (Caac), instalado nas dependências do Hospital Ferreira Machado (HFM). Essa é a segunda unidade do estado e a primeira do interior. Fruto de um termo de cooperação entre o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura, o espaço vai oferecer, de forma concentrada, serviços da Polícia Civil e Instituto Médico Legal (IML), assistência médica e apoio psicológico e social no atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso ou violência sexual.
De acordo com dados obtidos pelo Ministério Público junto aos Conselhos Tutelares, apesar da pandemia e das dificuldades de notificação, o aumento de casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes tem sido progressivo, sendo registrados no ano passado 102 casos, e a projeção para 2021 é de que o número de crianças e adolescentes vítimas de tais violências alcance cerca de 160 casos.
A titular da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos, Anik Rebello Assed, ressalta que a localização do Caac, nas dependências do Hospital Ferreira Machado, propicia que a oferta de socorro pediátrico, os cuidados de profilaxia e a acolhida pela equipe de assistência social e psicologia sejam integrados à realização de perícia médico-legal e à escuta das declarações da vítima, pela Polícia Civil, por meio de software próprio.
— A concentração dos atendimentos no Caac, em ambiente humanizado, poderá estimular parte das vítimas, que hoje não procura atendimento, a buscar socorro, reduzindo a subnotificação e permitindo a identificação mais clara do número de crianças e adolescentes vítimas de tais violências, orientando as políticas públicas para sua proteção. — destacou Anik.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, ressalta a importância da atenção às crianças nesse grau de vulnerabilidade. “Quando a criança é exposta a uma situação como essa, fica fragilizada, e nós conseguimos com esse equipamento que ela não fique indo a vários locais. A criança será acolhida pela nossa equipe, tratada nesse ambiente adequado com resolutividade mais rápida. É um grande passo, um olhar especial a todas as crianças e adolescentes que sofrem o assédio e a violência sexual”.
Na cerimônia de inauguração, nessa terça-feira (12), o prefeito Wladimir Garotinho destacou a importância do trabalho conjunto para a implantação do Centro e destacou o apoio dos funcionários e da direção. “A gente dá todo o apoio, mas quem faz o dia a dia são os funcionários e a direção. Eles estão de parabéns. Também recebemos apoio das empresas, das entidades, da Polícia Civil. É muito importante ter na cidade um polo regional, que vai atender a Campos e outros municípios”, afirmou o prefeito.
A assessora técnica da Polícia Civil, Denise Rivera, lembrou o papel da família nesse processo. “As mães têm que entender que elas precisam proteger seus filhos, independentemente da condição social. Elas têm que denunciar e saber que podem contar com a polícia, com o município, com o MPRJ. Nós estamos aqui para proteger”, disse.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS