Secretaria de Educação apresenta ações desenvolvidas em 2021
- Atualizado em 30/11/2021 19:37
O prefeito Wladimir Garotinho e o secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, farão apresentação das ações desenvolvidas na área educacional durante o ano de 2021 à sociedade. A prestação de contas está marcada para quarta-feira (01), no Teatro Municipal Trianon, das 9h às 12h. O evento também será transmitido ao vivo pelo Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). Em respeito às normas de biossegurança contra a Covid-19, as vagas presenciais são limitadas.
O secretário adiantou algumas das ações implementadas este ano, visando o avanço da qualidade do ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino. Dentre eles, os diversos convênios firmados com universidades para estágios nas unidades escolares. Outra parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) vai garantir o curso de Programação de APP para 280 pessoas no primeiro semestre de 2022.
“Este ano também ofertamos, em parceria com o IFF, o curso de Empreendedorismo e Mídias Digitais aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Em 2022, vamos garantir mais 300 vagas. Além disso, o IFF vai conceder 250 vagas aos professores da rede para o curso de formação Inicial e continuada em Tecnologias e Metodologias aplicadas à Educação no próximo ano”, destacou Marcelo.
O prefeito vai apresentar, ainda, outras parcerias com Sebrae, Secretaria de Petróleo, Energia e Inovação, etc. Outro destaque diz respeito à Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), com objetivo de desenvolver processos educacionais no campo do ensino e da pesquisa que promovam a formação continuada em serviço dos Educadores. O projeto está em fase de elaboração.
Quanto à política de valorização dos servidores, Marcelo lembrou da nova lei de Regência de Classe, sancionada pelo prefeito este ano; projeto de saúde mental; projeto de orientação nutricional; teleoficinas de saúde vocal; diversas capacitações; além do auxílio tecnológico anunciado neste mês de novembro e que será concedido a todos os servidores da Educação. Além disso, a Prefeitura convocou mais de 700 professores substitutos que haviam sido dispensados em 2020. A eleição para gestores de unidades escolares é outra novidade anunciada para 2022.
Há dezenas de projetos em fase de implantação, como o Programa Família na Escola, uma parceria entre o Programa Saúde na Escola e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e o Estação Educação que vai criar salas-estúdio para gravação de videoaulas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS