Cinco animais silvestres são resgatados pelo GAM
06/12/2021 19:28 - Atualizado em 06/12/2021 19:48
Cinco animais silvestres foram resgatados entre domingo (05) e segunda-feira (06), em Campos, pelo Grupamento Ambiental (GAM), em diferentes bairros do município, sendo três no domingo. Nesta segunda, uma cobra jiboia, de 1,5 m de comprimento e 3 kg, foi capturada no Parque Bela Vista, e um gavião-carijó, em um prédio na região da Pelinca. No domingo, foram resgatados uma cobra jiboia de menor porte no Xexé, no Farol de São Thomé; um gambá em um condomínio em Goitacazes; ambos soltos na Área de Proteção Permanente (APP) do Rio Paraíba; e um ouriço-cacheiro, resgatado no bairro Caju, solto posteriormente no Parque Taquaruçu. Só este ano, 271 animais foram resgatados pelo GAM da Guarda Civil Municipal (GCM) de janeiro a outubro.
O coordenador do GAM, Ralph Xavier, explica que é comum após longo período de chuvas e o surgimento do sol, alguns animais silvestres começam a aparecer em vários locais. “Eles saem de seu habitat natural e, provavelmente, aparecem em residências e na área urbana em busca de comida e abrigo. Só no domingo, foram capturadas uma jiboia, um gambá e um ouriço-cacheiro”, disse.
A orientação do GAM sempre é que, ao identificarem qualquer animal silvestre, as pessoas isolem a área onde está o animal e acionem o Grupamento Ambiental, para que os agentes possam ir ao local, resgatar o animal e devolvê-lo à natureza. “Lembramos que animais estressados ou que sintam ameaçados podem atacar, tentando se defender”. O GAM pode ser acionado através dos telefones 153, (22) 98175-0785 ou (22) 98175-0758.
Dos animais resgatados neste domingo, o gambá e o ouriço-cacheiro possuem porte médio e hábitos noturnos. O ouriço pertence à família Erethizontidae e possui importante papel no controle biológico de insetos, minhocas, caracóis e aranhas. Além de insetos, os gambás também se alimentam de roedores e atuam no controle população desses animais, evitando o surgimento de pragas urbanas. Eles também se alimentam de frutos de diferentes espécies, contribuindo para dispersar sementes. O gavião-carijó é uma ave de rapina com importante papel no equilíbrio da fauna. Consome insetos, aves e lagartos.
Entre os animais silvestres que mais são resgatados pelo GAM, estão o gambá, pássaros e cobras de diferentes tipos, como a papa-pinto, jiboia e cega, mas outras espécies também foram resgatadas, como gavião carijó, coruja, tamanduá mirim, jaguatirica, cágado, gato maracajá, coelho silvestre, entre outros. Somente nos primeiros dez primeiros meses deste ano, o GAM resgatou 271 animais, superando todo o ano de 2020, quando foram resgatados 221 animais.
Os animais silvestres resgatados pelo GAM são soltos em áreas de proteção ambiental, tais como Paraíba do Sul, Taquaruçu e Morro do Itaoca. Ainda de acordo com o órgão, normalmente os animais saem do seu habitat em busca de abrigo e alimento. Como têm muitas novas construções próximas às áreas de habitat.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS